Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/11/23 | Vivaine Henriques – Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

14º Encontro de Cipeiros emociona, conscientiza e reforça campanhas solidárias

Mais de 200 servidores participaram, no mês de outubro, do 14º Encontro de Cipeiros, uma ação promovida pela Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, por meio do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste (CQVIDASS). O evento, que aconteceu no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, foi marcado pela emoção, conscientização e firmou o sucesso das campanhas solidárias, com expressiva arrecadação de materiais que são doados para instituições filantrópicas.

Neste ano, o encontro teve como tema “Estresse, e eu com isso?”. Na abertura do primeiro dia de programação, a psicóloga Tatiane Brandão falou sobre o assunto. No dia 11, a palestra foi proferida pelo psicólogo e coach, Júlio Cesar da Silva, que abordou “Resiliência e Saúde Mental do Servidor”.

As atividades de competição entre os cipeiros reuniram seis equipes, representantes das 45 unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). O troféu de primeiro lugar foi conquistado pela equipe rosa, formada por funcionários das penitenciárias “Maurício Henrique Guimarães Pereira” e “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau, Penitenciária "João Augustinho Panucci" de Marabá Paulista, Centro de Detenção Provisória (CDP) “Tácio Aparecido Santana” e Penitenciária "Bruno Luiz Airoldi Leite" de Caiuá, o Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) "Dr. José Ismael Pedrosa" e a Penitenciária "Silvio Yoshihiko Hinohara", de Presidente Bernardes.

As equipes enfatizaram, em suas apresentações, como o estresse afeta os campos pessoal, familiar e profissional do servidor e o que pode ser feito a respeito do tema. Em um dos momentos mais marcantes, houve a participação da Policial Penal Josiane Pericolo, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio e que deu seu testemunho de esperança, fé e resiliência.

“Já que eu sou um milagre, eu sou uma promessa. O processo é dolorido, mas o propósito é muito grande. Nós temos essa missão. Temos que olhar para o lado, para o próximo. Estou viva, nossos colegas estão vivos. Quantos deles estão indo embora. Peçam ajuda, levem seu colega para procurar ajuda para não chegar aos limites do fim e das tragédias que estão acontecendo na vida”, testemunhou.

Segundo a diretora técnica de Saúde do CQVIDASS/Croeste, Fabiana Minzoni Rocha, três campanhas solidárias possibilitaram a integração dos servidores junto à sociedade por meio da arrecadação de alimentos, que totalizou 1,5 tonelada, além da campanha do agasalho, com 10.762 peças de roupas doadas.

O “Lacre Solidário”, arrecadou 152 garrafas pet recheadas de lacres de latas de alumínio, que propiciam suas trocas por cadeira de rodas. “Desde o início da campanha do lacre, já foram recebidas quatro cadeiras, que são destinadas a servidores que tenham necessidade de seu uso”, conta.

aasassa
Topo