07/11/23 | Sarah Fonseca – CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Cidade de Matão recebe Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda

Evento ocorreu pela primeira vez na Unidade de Atendimento de Reintegração Social

Foi realizada, em 26 de outubro, a primeira edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda na Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Matão. O evento foi promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) – por meio de sua Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) – e pela Prefeitura Municipal.

O objetivo das Jornadas é disponibilizar serviços essenciais às pessoas em alternativas penais, às pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, visando dar o suporte necessário para sua reinserção à sociedade, bem como apoio às suas famílias (familiares de pessoas privadas de liberdade também são acolhidos).

A cerimônia de abertura contou com a presença da Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, que representou o Secretário da SAP, Marcello Streifinger, do Prefeito Municipal de Matão, Aparecido Ferrari, do Defensor Público de Araraquara, Rafael Veloso, da Diretora do Departamento de Penas e Medidas Alternativas (DPMA), Cláudia Bozzolan, e da Diretora do Departamento de Atenção à Pessoa Egressa e Família (DAEF), Yara Toscano.

Carolina destacou a importância do trabalho realizado pela SAP, por meio da CRSC, para unir forças e criar oportunidades e às pessoas em busca de uma nova vida. “Cada história de superação que ouvimos são provas vivas de que nosso trabalho tem um impacto real na vida daquelas que servimos. Unidos somos capazes de realizar feitos grandiosos”, pontuou.

O prefeito de Matão, Aparecido Ferrari, pontuou a essencialidade de se ter uma Unidade de Atendimento de Reintegração Social – parceria com a SAP – em seu município.

Os principais serviços oferecidos foram atendimentos voltados à saúde (teste rápido para identificação de doenças infecciosas, exame de citologia cérvico-vaginal ou Papanicolau, verificação de pressão/taxa de glicemia, e consultório odontológico itinerante), de educação e estética (cortes de cabelo), orientações jurídicas e sociais e rodas de conversa com equipe do Projeto Terezas, acerca da questão da “violência doméstica”, para a Campanha do Outubro Rosa, e uma variedade de atividades conduzidas pela Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF), pela Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) e pelos parceiros locais. Houve, também, doação de cestas básicas e livros aos familiares presentes.

A Jornada encerrou-se com uma apresentação musical. Os serviços foram disponibilizados ao público presente sem intercorrências e os laços com os parceiros foram fortalecidos. A missão, agora, é a de firmar novas parcerias com instituições e entidades locais e alcançar um número cada vez maior de pessoas que necessitam das ações de reintegração social na região.

Foram parceiras da SAP na realização do evento as seguintes entidades e instituições: as Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania (disponibilizando profissionais qualificados e estrutura), os Centros de Atenção Psicossociais, os Projetos “É com nóis” e “Terezas” e o Núcleo Edo Mariani.

A realização das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda reforça o compromisso da SAP, por meio da Resolução 138, em construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, demonstrando o impacto positivo que os programas têm na vida daqueles que buscam se reintegrar.