07/11/23 | Texto e fotos: Eric Moura – Assessoria de Imprensa da SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandas da Penitenciária Feminina Sant’Ana doam cabelo para confecção de perucas

O evento "Resgatando a Autoestima" contou com a participação de 30 presas

Fazer o bem sem saber a quem. A expressão significa ajudar alguém independentemente de quem seja e sem esperar recompensa por isso. Essa foi a frase mais mencionada pelas reeducandas da Penitenciária Feminina Sant’Ana no dia 27 de outubro durante o evento "Resgatando a Autoestima".

O projeto, idealizado pelo diretor da unidade, Osvaldo Martins Bueno, teve como objetivo a doação de cabelo pelas reeducandas para confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer. Segundo o diretor da penitenciária, a repercussão do evento foi muito positiva tendo adesão de 30 voluntárias. Outras reeducandas que se interessaram pela causa farão a doação quando houver mais uma ação como essa, possibilidade já mencionada pelo diretor.

A ação contou com a participação dos funcionários da unidade prisional, que deram todo apoio na parte de organização, além de contar com a parceria da Escola de Cabeleireiro Embelleze e da ONG Cabelegria, essa última responsável pelo destino do cabelo para confecção das perucas.

Em alguns depoimentos, as reeducandas fizeram questão de destacar que faziam aquilo para ajudar o próximo, adultos ou crianças. “O importante é ajudar a amenizar o momento difícil das pessoas que passam por essa situação”, disse uma delas. Outra reeducanda declarou que estava fazendo a doação por ter passado pelo mesmo tipo de tratamento para tratar a doença e sabia exatamente o que essas pessoas passam em relação a autoestima. Em outro depoimento de uma participante, foi dito que a motivação veio pelas experiências com pessoas próximas no tratamento da doença.

Na ocasião, as reeducandas receberam um certificado da ONG Cabelegria em agradecimento e parabenizando pelo feito.