Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/11/23 | Henrique Barreti - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP capacita diretores de Guarulhos para ampliar projeto À Flor da Pele

Ação foi criada para prevenir doenças de pele entre os presos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), realizou, no dia 23 de outubro, um treinamento para diretores de saúde das unidades prisionais da região de Guarulhos, na Grande São Paulo. A ideia é ampliar o projeto À Flor da Pele. A capacitação ocorreu na sede II da SAP, localizada na Rua Líbero Badaró, no centro da capital.

O projeto já está em andamento nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Itapecerica, Osasco e nas unidades prisionais de Pinheiros. O objetivo da ação é fornecer informações sobre prevenção e promoção à saúde, com foco nas doenças de pele, além de orientar as pessoas privadas de liberdade sobre o autocuidado e a higiene do ambiente.

Durante a capacitação, os diretores de saúde das penitenciárias de Guarulhos, Ricardo Luiz (da Penitenciária I) e Jeremias Nazaré (da Penitenciária II), além de Tatiana Ribeiro, do Centro de Detenção Provisória (CDP) I, receberam informações sobre os objetivos e a metodologia do projeto, que será executado em duas etapas nas unidades. Na primeira etapa, os profissionais de saúde das unidades prisionais conduzirão palestras e rodas de conversa com os custodiados sobre temas relacionados à saúde e higiene. Na segunda etapa, as unidades envolvidas realizarão o acompanhamento e tratamento dos reclusos, notificando a CSSP sobre os resultados obtidos após a implementação do projeto À Flor da Pele.

"Durante o processo de implementação nas unidades prisionais da capital, notamos uma redução significativa no número de detentos enfrentando doenças de pele", declarou Rita de Cássia Mauerwerk Perri, diretora do Centro Regional de Atenção à Saúde da População Prisional (CRASSP) Metropolitana.

aasassa
Topo