06/11/23 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP inaugura Base de Escolta na Penitenciária de Marília

Novo local irá abrigar sete viaturas e 82 policiais penais que farão a escolta de presos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou, em 19 de outubro, na Penitenciária de Marília, a Base de Escolta II dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). O novo espaço instalado na unidade prisional possui sete viaturas e irá abrigar 82 policiais penais que realizam a escolta de presos na região de Marília, garantindo mais segurança à população.

Em maio deste ano, a SAP assumiu 100% das escoltas no Interior do Estado, trabalho que era compartilhado entre AEVPs e a Polícia Militar (PM). A ampliação do serviço liberou os policiais militares para ações de patrulhamento preventivo e ostensivo em tempo integral.

O modelo de escolta realizado pela SAP já funciona na capital paulista desde 2014. Para ampliar esse serviço para todo o Estado, 1.586 AEVPs foram transferidos para 22 bases estrategicamente distribuídas pelo interior.

Na região noroeste são seis bases em unidades localizadas nas cidades de Pirajuí, Marília, Avaré, Guariba, Ribeirão Preto e Franca. Para as escoltas, foram entregues 37 novas viaturas para a regional.

AUTORIDADES NO EVENTO

A cerimônia de inauguração contou com a presença das seguintes autoridades: coordenador regional das unidades prisionais da Região Noroeste, Jean Ulisses Campos Carlucci; diretor da penitenciária, Dumas de Oliveira Junior; diretor do Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária (Graevp), Olavo Rocha; delegado seccional da Polícia Civil de Marília, Wilson Carlos Frazão; 1º tenente do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), Fábio Almeida; e Alziro Ibiapiano, representante do sistema prisional do Distrito Federal.