01/11/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Diretor do CR de Limeira recebe prêmio pelos serviços oferecidos aos reeducandos

Unidade prisional foi destaque na categoria Desenvolvimento Social

O diretor do Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, Fernando Gonçalves Pedro, ganhou o prêmio Troféu Fumagalli 2023, na categoria Desenvolvimento Social, pelos trabalhos desenvolvidos em prol dos presos. A premiação ocorreu na noite do dia 30 de setembro.

A premiação tem como objetivo principal demonstrar o respeito ao ser humano, valorizando sua capacidade de criar ferramentas para um mundo melhor, revelando anualmente, de forma tradicional à sociedade, os destaques nas mais diversas áreas.

Gonçalves Pedro começou a função pública no cargo de Agente de Segurança Penitenciária (ASP) em agosto de 2000, no Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Osasco, sendo transferido para o CR de Limeira em 2002. Vinte anos depois, após passar por diversos cargos, foi designado diretor geral da unidade.

Desde então, Gonçalves Pedro tem se dedicado a dar continuidade aos projetos já existentes e desenvolver novos em prol da reintegração social da pessoa privada de liberdade e, consequentemente, beneficiar os moradores do município.

Um desses trabalhos é o projeto Retribuir, que consiste na pintura de prédios públicos do município, como foi o caso da Escola Municipal Waldemar Lucato, revitalizada durante o período de férias dos alunos, que rendeu à unidade uma moção de aplausos pela Câmara dos Vereadores.

Com o apoio de diversas instituições parceiras, a unidade tem colocado em prática atividades que estimulam a recuperação do apenado, que contribuam com a autoestima e que o prepare para a vida profissional quando estiver em liberdade. Vale destacar que o Conselho da Comunidade da Vara das Execuções Penais (CCVEC) é bem atuante na realização dessas boas práticas.

Boas Práticas

Em parceria com o Senai e o Sebrae, os reeducandos puderam fazer cursos de Qualificação Profissional de Assentador de Revestimentos Cerâmicos, Alvenaria Básica, Elétrica Residencial, Pintura Predial, Polimento Automotivo, Inspetor de Qualidade, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Metrologia Aplicada à Mecânica e Empreendedorismo.

Em parceria com a Universidade Paulista (UNIP) - Campus Limeira, por intermédio do Instituto Ação Pela Paz, houve ações focadas no desenvolvimento da pessoa humana, tais como “Diálogo de Acolhimento”, projeto “Ressignificar”, “Escuta Ativa” e o “Plantão Psicológico”. Ainda, com apoio do IAP os reeducandos tiveram acesso a capacitação de Manejo de Horta, Curso de Barbeiro e o Curso de Desenho Artístico.

Na área da saúde, o CR recebe o apoio do município, que disponibiliza clínico geral, com atendimento uma vez por semana e odontologista diariamente. Além disso, a equipe de enfermagem desenvolve um trabalho preventivo, tendo realizado de janeiro a setembro deste ano 552 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, além de ministrar 1.016 doses de vacina de influenza, Covid-19 e Hepatite B, e realiza palestras abordando temas como prevenção e combate à tuberculose, controle do Diabetes, Colesterol e Triglicerídeos.

No ambiente prisional, as parcerias com entidades que fomentam a saúde emocional e espiritual são tão importantes quanto a saúde física, o trabalho e a educação para a recuperação do apenado. Assim, o CR trabalha também em conjunto com diversas entidades religiosas que oferecem assistência aos encarcerados, proporcionando o fortalecimento da fé e de esperança.

O Troféu Fumagalli, uma tradicional premiação que preserva viva sua idoneidade e transparência desde 1959.