01/11/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária de Iperó usa a hortoterapia como ferramenta de reintegração social

Atividade é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente

A hortoterapia é bem presente nas unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por ser considerada uma ferramenta terapêutica de relevância para saúde mental e bem-estar da população em geral.

A hortoterapia vai além de manusear a terra e cuidar das plantas. Ela é uma atividade que proporciona uma experiência tranquilizadora que, em conjunto com o ar puro, ajuda a oxigenar o sangue, relaxar o corpo e liberar endorfinas que contribuem para o alívio do estresse.

De acordo com o site tnaplast, ela também auxilia na redução da pressão arterial e da ansiedade, aumenta a autoestima e o controle das emoções, gerando um estado de equilíbrio e de felicidade. Além disso, melhora o funcionamento cognitivo, a concentração, estimula a memória, a mudança da perspectiva de vida e melhora a capacidade de comunicação com outras pessoas.

Por isso, as unidades prisionais mantêm hortas sob os cuidados dos reeducandos e têm feito parcerias com prefeituras para fazer plantio de árvores, como é o caso da Penitenciária de Iperó. Em setembro, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, reeducandos plantaram mudas de espécies nativas e frutíferas nas dependências externas do ambiente carcerário.

Assim, além da prática servir para o processo de recuperação do apenado e para seu retorno em sociedade contribui, também, com o meio ambiente e traz conscientização a respeito deste recurso natural. Durante o plantio, os encarcerados do regime semiaberto aprenderam sobre o plantio e manejo das árvores nativas, que poderão ser fonte de emprego quando eles saírem da prisão.