Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/11/23 | Caio Daniel - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária I de Pirajuí completa 45 anos

Estabelecimento se destaca pelas atividades de reintegração social dos apenados e pela estrutura predial

Há 45 anos, nascia, em Pirajuí, o primeiro estabelecimento penal da região voltado à reintegração de homens privados de liberdade: a Penitenciária de Pirajuí. A inauguração ocorreu em 11 de outubro de 1978 e, desde então, o presídio se tornou referência pelos trabalhos de laborterapia promovidos à população prisional e pelo modelo de estrutura predial – muito comentado, na época, por jornais e especialistas pelo projeto arquitetônico.

Em 1982, o local passou a ser denominado Penitenciária “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz”, em homenagem ao profissional formado em Ciências Jurídicas, administrador público e um dos criadores da Polícia Feminina Paulista.

Hoje, a Penitenciária I de Pirajuí, como é conhecida, é referência em ações de reintegração social, que auxiliam na reinserção de presos na sociedade.

Laborterapia e Escola

Atualmente, cerca de 300 internos trabalham em diversos setores da unidade prisional, como no plantio e manejo da horta e da pocilga, na limpeza e manutenção dos pavilhões e de espaços administrativos, e em empresas alocadas no interior do estabelecimento, como a fábrica de mobiliário escolar, e oficinas de cigarros de palha e de equipamentos de proteção individual.

Além disso, presos que cumprem o regime semiaberto, prestam serviços de limpeza e manutenção à Prefeitura Municipal de Pirajuí, ao Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), aos Asilos Bezerra de Menezes e São Vicente de Paula e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do munícipio.

Outro dado importante é o número de apenados que estudam na escola da penitenciária. Atualmente, 156 sentenciados estão matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio e outros quatro cursam o Ensino Superior na modalidade Educação a Distância (Ead). Eles se formarão em Logística pelo Centro Universitário de Lins – Unilins.

O estudo e a laborterapia, que é a utilização do trabalho como meio de desenvolvimento de habilidades e fortalecimento da autoestima, ajudam a resgatar valores como respeito, dignidade e capacidade, proporcionando novas expectativas aos apenados. “Nas ações em que o foco principal é o resgate da cidadania, é possível garantir aos sentenciados um melhor retorno à sociedade, humanizando o cumprimento da pena”, explica o diretor-geral da Penitenciária I de Pirajuí, Paulo Rogério Prieto Martins dos Santos.

Canil e Base de Escolta

Um canil com 13 cães farejadores também é destaque da unidade penal. Os animais são treinados especialmente para localizar drogas, para busca de evasões de presos, e para apoiar operações especiais da polícia e do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Em abril deste ano, policiais penais passaram a realizar 100% das escoltas de presos. O trabalho, que antes era realizado no interior paulista pela Polícia Militar, passou a ser feito pelos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). Com isso, uma base regional passou a funcionar na PI de Pirajuí. São 13 viaturas e 100 agentes preparados para realizar escoltas em hospitais, fóruns e deslocamentos entre cidades.

Reforma e Automação de celas

Equipes da SAP realizaram a reforma predial e instalações de equipamentos tecnológicos, como a automação de celas que garante maior segurança aos servidores e aos presos. Além disso, houve melhorias nas salas de teleaudiência, na rede de esgoto e revitalização de setores administrativos.

A antiga sala de cinema se transformou no Cine Arte Pirajuí. O local, que conta com 170 assentos, também foi revitalizado e passou a ser usado para realização de projetos de reintegração social, apresentação de palestras e reuniões de funcionários.

Resultados positivos

“A unidade completa 45 anos de existência, mas quem merece os parabéns e todo nosso respeito são os servidores, que se esforçam para manter nosso local de trabalho organizado e seguro, sempre pensando na evolução. Só temos que agradecer a todos pela dedicação e profissionalismo”, finaliza Santos.

aasassa
Topo