18/10/23 | Sarah Fonseca - CRSC e Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP celebra a formatura de mais de dois mil reeducandos em cursos oferecidos em parceria

Formaturas simultâneas foram realizadas em diversas unidades prisionais do Estado de SP, entre elas a PFS

No início de setembro, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promoveu cerimônias de formaturas em 11 unidades prisionais, em parceria com a Universal nos Presídios (UNP), marcando um importante passo na recolocação no mercado de trabalho de mais de 2 mil reeducandos, sendo 600 reeducandas de unidades prisionais femininas, em todo o Estado de São Paulo.

Os cursos oferecidos pela SAP em conjunto com a UNP abrangeram diversas áreas, incluindo estética, mecânica, horticultura, alimentação, construção civil e empreendedorismo. O objetivo principal é que os reeducandos desenvolvam e aprimorem as habilidades necessárias para que possam se reintegrar na sociedade de forma construtiva. A oferta de capacitação profissional também permite que os façam voltar a sociedade com expectativas positivas, ajudando a reduzir a reincidência criminal, sendo essa uma estratégia eficaz para a construção de uma comunidade mais inclusiva.

A cerimônia de formatura ocorreu na Penitenciária Feminina Sant'Ana (PFS), com a entrega dos certificados para formandas dos cursos de Cabeleireira, Salgados e Brigadeiros Gourmet e Empregabilidade e Empreendedorismo. O evento contou com a presença do Secretário da SAP, Coronel Marcello Streifinger, o Secretário Executivo, Coronel Marco Antônio Severo, o diretor da unidade, Osvaldo Martins Bueno, a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Carolina Passos Branquinho Maracajá, o Coordenador de Unidades Prisionais da Região Metropolitana, Antonio José de Almeida.

Além da PFS, foram realizadas cerimônias nas unidades prisionais de São Miguel Paulista, Jundiaí, Mongaguá, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Itapecerica da Serra.

O Secretário da SAP, Coronel Marcello Streifinger, deixou uma importante mensagem sobre a participação das reeducandas nos cursos oferecidos para a capacitação e aprimoramento das habilidades das mesmas. “Aproveitem essas oportunidades. Celebrem cada triunfo. Essas 600 pessoas que hoje comemoram essa formatura são frutos dessa conquista”, destacou.

Durante a cerimônia na PFS, a Coordenadora da CRSC, Carolina Passos Branquinho Maracajá, ressaltou o compromisso da SAP em oferecer capacitação profissional às reeducandas, fortalecendo a cidadania. “Através da educação e da capacitação, vocês estão pavimentando um novo começo, uma oportunidade para se reintegrarem à sociedade como profissionais confiantes e realizadas”, pontuou.

REENCONTROS E REINTEGRAÇÃO

O anfitrião do evento e diretor da PFS, Osvaldo Martins Bueno, destacou o espírito de coletividade e empenho com os quais o corpo funcional trabalhou em conjunto com a UNP.

“É uma grande alegria a formatura dessas reeducandas, que dão um passo tão importante em suas vidas e nos mostram que o processo de ressocialização é possível. Cientes que estão aptas a se reintegrarem ao seio de suas famílias com a sabedoria de um ofício que lhes proporcionará uma fonte de renda, quando estiverem em liberdade”, ressaltou.

Ele ainda salientou que a unidade prisional também abriga presas estrangeiras e não poderia ser diferente a oportunidade de ofertar os cursos a essas reeducandas que, mesmo distantes de seus familiares e país de origem, sentem-se acolhidas e desenvolvem uma habilidade que até então elas mesmas não sabiam que tinham.

Uma mobilização da UNP permitiu o reencontro da reeducanda Maria, natural da Venezuela, com seus familiares. Ela foi aluna do curso de formação profissional de Brigadeiros Gourmet. Na formatura, Maria foi surpreendida com a presença de seu pai e filha, os quais não via há alguns anos.

A reeducanda Izabela também foi surpreendida com a presença na formatura de sua mãe e de sua neta, que vieram do interior de São Paulo com o apoio da equipe de pastores e voluntários da UNP.

A parceria entre a SAP e a UNP resulta na contribuição para a construção de uma sociedade mais inclusiva. A SAP e a UNP se empenham em transformar vidas e oferecer novas perspectivas aos reeducandos, mostrando que a reintegração na sociedade é possível com determinação e o apoio adequado.