13/03/13 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

Mulheres da SAP são homenageadas em todo o Estado

Vários eventos aconteceram para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Funcionários do CPP de São Miguel Paulista celebram o Dia da mulher

O dia internacional da mulher já é, por si só, uma data importante e as funcionárias da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) receberam atenção especial nas comemorações que aconteceram ao longo da semana. Palestras com profissionais de variadas áreas relacionadas à saúde e bem-estar da mulher, massoterapia, maquiagem e nutrição, por exemplo, deram o tom dos eventos ocorridos nas unidades prisionais, Escola da Administração Penitenciária, coordenadorias e sede da Secretaria.

A Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro”, em Sorocaba, realizou pelo quinto ano consecutivo, uma proposta que está inserida no projeto de boas práticas e visa valorizar e motivar as mulheres do corpo funcional. A ideia é proporcionar interação e aperfeiçoar os serviços prestados por todos os servidores prestigiando a dedicação e o empenho dessas servidoras em prol da unidade penal.

No encontro foram apresentados vídeos alusivos à data e as servidoras assistiram a uma palestra sobre saúde e prevenção ao câncer de mama, ministrada pela Diretora de Saúde da unidade, Ana Paula Batista Ramos.

As funcionárias do Centro de Progressão Penitenciária de São Miguel Paulista ganharam um espaço para o alívio das tensões e controle do nível de stress, através de técnicas de Auricoloterapia (forma, de medicina alternativa, que usa pontos da aurícula – ouvido externo – para diagnosticar e tratar dores do corpo); Shiatsu (técnica japonesa que tem como base, a pressão exercida pelos dedos, cotovelos, joelhos e mãos sobre um determinado ponto do corpo); Massagem Clássica e Energética.

As presas da mesma unidade tiveram, entre os dias 4 e 8/3, uma semana recheada de atividades voltadas para a população prisional: dia da beleza, aulas de etiqueta e Patch Work (técnica que transforma retalhos de tecidos em formatos variados), palestras de autoestima e sobre a saúde da mulher completaram o calendário comemorativo.

Aproveitando a mensagem postada no site da SAP, pelo Secretário Lourival Gomes, as funcionárias do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra, fizeram uma leitura do texto e receberam botões de rosas da diretoria.

Á mulher com gratidão

“Acredito ser importante comemorar esta data todos os anos, pois é um momento de mostrar às mulheres, sua importância na vida de todos e seu crescimento no campo profissional”. Desta forma, o diretor da Penitenciária I de Tremembé, Antonio José de Almeida, parabenizou todas as servidoras que participaram do café especial preparado para homenageá-las. O Agente de Segurança Penitenciaria (ASP), Darci Antonio Siqueira declamou a poesia de sua autoria “À mulher com gratidão”.

Foi também com poesia que as servidoras do Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba receberam os parabéns pelo seu dia. O diretor substituto, José Antonio Rodrigues Filho leu uma poesia de sua autoria – alusiva à competência profissional das mulheres, aliada às peculiaridades pessoais de cada uma – em homenageando ás funcionárias.

A diretora Elisa Maria Malacrida aproveitou a data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, para promover várias atividades educacionais com os presos, alunos dos ensinos fundamental e médio: pesquisas, importância da data e painéis comemorativos fizeram parte das atividades. “O Projeto Semana da Mulher foi coordenado pela professora Osmarina Aparecida Silvério Renzi e teve como objetivo, não somente a comemoração, mas a reflexão sobre preconceitos e importância da mulher na sociedade. As atividades foram realizadas em salas de aula e nas alas de convivência, com a fixação dos trabalhos em Jornal Mural”, explicou a diretora.

CDP I de Pinheiros

A capacidade da servidora em conciliar as atividades exercidas na unidade prisional, com as atribuições inerentes ao lar em família, como esposa, dona de casa e mãe foi destaque na séria de discursos realizados no CDP I de Pinheiros, em reuniões que aconteceram nos dia 7 e 8/3.

Penitenciária Feminina de Sant’Ana

Representantes de empresas de cosméticos, massoterapeutas e profissionais de estética proporcionaram dois dias de orientações e tratamento de beleza para as funcionárias da Penitenciária Feminina de Sant'Ana, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher . Uma sala da unidade foi especialmente preparada para as empresas voluntárias montarem seus equipamentos e expor os produtos que, após as demonstrações podiam ser adquiridos pelas servidoras.

Em um dos espaços havia uma maca e uma cadeira espacial para quick massage*¹ (massagem com duração média de 15 minutos). Além do relaxamento e das várias opções que estavam à disposição, as servidoras foram orientadas sobre o tipo de pele e os produtos de beleza adequados para o tratamento estético. “Mesmo trabalhando no ambiente prisional, nós mulheres procuramos manter a vaidade e esse tipo de evento faz com que as funcionárias fiquem mais motivadas no trabalho”, opina a Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Simone Castagnacci. “Nosso trabalho é estressante e fazer uma pausa para receber este grande presente da diretoria, no dia da mulher, ajuda na autoestima”, reconhece.

Entusiastas do evento, as diretoras de oficina, de produção (substituta), Marcia Cataldo e Maria aparecida de Lima, respectivamente e o diretor de trabalho e educação, Roberto Benjamin Andretta, fazem coro às demais profissionais da penitenciária, quanto à realização dos mimos oferecidos nos dois dias. “O bem-estar de nossas funcionárias está em primeiro lugar”, destacam.

Escola Penitenciária

O auditório da Escola da Administração Penitenciária (EAP) foi palco do encontro promovido pelo Núcleo de Saúde do Servidor (NSS) da SAP, na sexta-feira 8/3, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. AS funcionárias da sede da secretaria, da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e da própria escola foram convidadas a participar do encontro que, entre outras coisas, ofereceu avaliação de peso, altura e Índice de Massa Corporal (IMC), acompanhados pelas nutricionistas Iris Rodrigues Cruz e Patrícia Juliano de Santana e pela Assistente Social Sirlei Faria Gonçalves Del Vechi. Os casos detectados “fora do ideal” foram orientados a comparecer no Núcleo para encaminhamentos específicos com as profissionais.

O ponto alto do encontro foi a exibição do filme “O Que Esperar Quando Você Está Esperando”*². “Este encontro tem o objetivo de proporcionar uma tarde de agradável a nossas amigas da SAP e, mais do que isso, promover um sinal de alerta para que cada uma cuide da saúde.”, destacou a diretora do NSS Iracema Costa Jansson. “É nosso dever prestar esclarecimentos e abrir portas para que as funcionárias da SAP possam se cuidar”, disse.

Croeste

O dia 8 de Março foi de comemoração na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). Após entrada para o trabalho, as servidoras foram homenageadas com café da manhã e lembranças da data. O Evento contou com a participação de 60 servidoras do quadro de pessoal, que foram recebidas pelo Coordenador, Roberto Medina. Ele salientou a importância da participação da mulher no serviço público e sua importante atuação na Coordenadoria Oeste.

O acontecimento foi uma realização da Coordenadoria Oeste, com a organização dos servidores das Ações de Promoção da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor. A data também é festeja anualmente nas 36 Unidades Prisionais da Região Oeste.

A quick massage se caracteriza por ser uma massagem com duração média de 15 minutos. É realizada em uma cadeira projetada para ocupar pouco espaço e ao mesmo tempo manter o cliente em uma posição confortável, a posição é semelhante à posição fetal, viabilizando a exposição dorsal do cliente para que esta seja trabalhada.

Na quick massage é possível trabalharem-se as seguintes regiões: pescoço, ombros, costas, braços e mãos. Também é possível a realização de alongamentos dos braços e pescoço.

Devido à sua praticidade, a quick massage pode ser facilmente realizada em empresas, eventos, sohppings, aeroportos e etc. Uma ótima alternativa para quem precisa relaxar, mas dispõe de pouco tempo.
(Fonte: http://migre.me/dDbAW)

Rodrigo Santoro e Jennifer Lopez estrelam o longa O Que Esperar Quando Você Está Esperando no papel do casal Alex e Holly. Ela sonha em ter um filho e está prestes a adotar uma criança. Ele ainda não se sente preparado para a responsabilidade de ser pai, mas apoia os planos da esposa. (Fonte: http://migre.me/dDdFh)