17/10/23 | Daisyane Mendes – Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades da Corevali registram mais de 16 mil atendimentos em Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda

Número representa a soma do trabalho desenvolvido nos meses de maio, junho e agosto

Estabelecimentos penais vinculados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) registraram, no último trimestre, 16.791 atendimentos durante a realização da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda. A iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Corevali fomenta a ressocialização das pessoas privadas de liberdade preparando-as para o retorno ao convívio em sociedade.

Nos meses de maio, junho e agosto oito unidades prisionais subordinadas à regional promoveram a jornada. A pausa no mês de julho ocorreu devido ao período de férias escolares das instituições de ensino vinculadoras, parcerias da atividade nos centros de reclusão. De fevereiro (mês de início do cronograma de jornadas em 2023) até o fim de agosto deste ano, foram contabilizados um total de 24.906 atendimentos para 11.721 reclusos.

O objetivo do projeto é proporcionar aos reeducandos do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de ações para auxiliar o processo de retomada da vida em liberdade. Entre as atividades oferecidas aos apenados estão atendimentos na área jurídica, de saúde, de educação, confecção ou atualização de documentos como RG e CPF, além de palestras que exploram o trabalho das Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs), da CRSC.

Eventos de Maio

CDP de Caraguatatuba

“Contos e lendas caiçaras” foi o tema da jornada do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba. O evento contou com a exposição de trabalhos temáticos feitos por detentos, entrega de certificados de conclusão de um curso do Sebrae para 11 reeducandos, apresentação artística com números de mágica e circo, palestras sobre saúde, abuso de drogas, progressão de pena, serviços da CAEF, entre outras.

PI de São Vicente

A Penitenciária I “Dr. Geraldo de Andrade Vieira” de São Vicente trouxe para os sentenciados palestras sobre cidadania, altruísmo e empatia, reabilitação criminal, programa Pró-Egresso, funcionalidade da CAEF e confecção de RGs. O Grupo Esperança, associação voluntária da região, também proporcionou aos presos testagem rápida para a hepatite do tipo C.

Penitenciária Feminina I de Tremembé

A Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé escolheu o Nordeste como tema da sua jornada. O evento contou com apresentações culturais, confecção de RGs, atendimento de saúde, acompanhamento jurídico e diversas palestras.

PII de Potim

A sexta edição da jornada da Penitenciária II de Potim contou com aferição da pressão arterial e verificação do peso corporal dos detentos, teste rápido de HIV e sífilis, teste de glicemia capilar, exame de optometria, palestras temáticas da CAEF e atendimento jurídico.

Eventos de Junho

CDP de Suzano

A 5ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda do CDP de Suzano promoveu regularização de documentos, atendimentos jurídicos e em odontologia, além da atenção à saúde com exames de optometria, aferição da pressão arterial e eletrocardiograma. Também ocorreram palestras sobre tuberculose, reintegração social e preparação para a vida egressa.

Eventos de Agosto

PII de Tremembé

A sexta jornada na Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé proporcionou atendimentos em optometria, advocacia e palestras em parceria com a Funap e a Faculdade Santa Cecília (FASC). A unidade também promoveu um encontro do grupo Café Literário e uma apresentação de uma peça de teatro.

CPP de São Vicente

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Vicente ofereceu aos reeducandos atendimentos jurídicos, em saúde, cortes de cabelo e várias palestras com temas diversos, como aspecto motivacional, empreendedorismo, ressignificação da pessoa presa, direitos humanos e justiça social.

Penitenciária Feminina II de Tremembé

A PII Feminina de Tremembé trouxe atendimentos advocatícios e aferição de pressão arterial, IMC e glicemia. Estudantes de psicologia realizaram palestras sobre violência doméstica, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Algumas detentas ainda receberam certificados de conclusão de cursos promovidos pelo Instituto Federal do Sul de Minas e pela Universal nos Presídios.