17/10/23 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Durante Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, detento resgata contato com família após 13 anos

Reencontro ocorreu durante parte das atividades oferecidas na Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda na Penitenciária de Valparaíso

A Penitenciária de Valparaíso, subordinada à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), promoveu a sua sexta edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda. O tema deste ano foi “O homem, enquanto um ser social”. Várias atividades foram realizadas no período e, em uma delas, um interno retomou contato com familiares sobre os quais não tinha notícias há 13 anos.

Um vídeo com mensagens de dois irmãos do detento foi apresentado de surpresa, durante a cerimônia, com a presença do reeducando e demais encarcerados.

A ação foi resultado do empenho da assistente social Juliana Biral da Silva que havia prestado atendimento anterior ao sentenciado, quando na ocasião ele contou sua história de vida e manifestou o interesse de reaproximação.

A servidora realizou busca por seus irmãos através do sistema de Saúde, conseguindo êxito. Em contato por telefone com a irmã, que reside no Estado de São Paulo, informou a situação do reeducando e orientou sobre a importância de manter os vínculos de afetividade e as formas de como poderia fazê-lo, como exemplos: por meio de correspondências, conexão familiar (e-mail) e visita presencial.

“Ela relatou que sua mãe e irmãos residem no Estado da Bahia. Emocionou-se, dizendo que já tinha procurado por seu irmão, mas não foi possível e demonstrou interesse em revê-lo”, conta a assistente social.

O detento José (nome fictício), de 29 anos, acreditava que iria morrer sem ver sua família de novo. “Pensar na minha irmã e sobrinhos é o que me dava forças para continuar. Já quis tirar minha própria vida, mas pensava neles. Eu ainda estava com a mente voltada para o crime. Quando vi o vídeo da minha família mudei meus planos porque sei que tem alguém para me apoiar e recomeçar de novo. Penso em reencontrar minha mãe e pedir perdão. Eu sei que eles não desistiram de mim”, afirma.

“Foi muita emoção, chorei muito, foi um alívio em saber que estão bem. A saudade aumentou, mas me sinto melhor agora. A Jornada da Cidadania, os projetos, os atendimentos, podem mudar a vida das pessoas, pois um atendimento mudou minha vida, e fazer com que as pessoas presas nunca desistam dos seus objetivos. Só tenho a agradecer por reencontrar minha família. Deus tem um plano na minha vida”, relata.

Programação

No período da VI Jornada, foram ministradas várias palestras, realizados atendimentos de saúde e jurídicos, entre outros. Em uma das atividades, foi promovido um momento de reflexão desenvolvido pela Escola Champagnat da cidade de Adamantina, “Face a Face com Jesus”. Os colaboradores Tainã de Paula e Reginaldo conduziram os privados de liberdade, por um curto período, a viverem uma profunda experiência de fé.

A dinâmica consistiu em uma explanação sobre a importância da fé e da oração e, após, de olhos vendados, os sentenciados adentravam uma tenda onde se encontravam com o voluntário caracterizado como Jesus Cristo chagado e ferido.

A Jornada

Para o Diretor Técnico da unidade, Edicarlos Rodrigues Alves, a Jornada vai muito além da prestação de serviços. “É possível utilizar ferramentas que, bem empregadas, podem resgatar histórias de vida e intermediar os vínculos familiares, que muitas vezes estão fragilizados ou rompidos pelo aprisionamento, com objetivo do retorno responsável do privado de liberdade a sua família e sociedade”, enfatiza.

A VI Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do Grupo de Capacitação Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com a Croeste, e tem como objetivo oferecer aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade como também na emissão de certificações, participação em cursos, entre outros.