Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/10/23 | Sarah Fonseca - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CPMA de Pindamonhangaba promove roda de conversa para conscientização do Setembro Amarelo

Roda de conversa reuniu prestadores da Unidade de Atendimento para tratar de temas relacionados à saúde mental de forma descontraída

Com o intuito de fortalecer a conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Pindamonhangaba e a Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Pindamonhangaba realizaram uma roda de conversa na Unidade de Atendimento da cidade.

Conhecido como o "Mês Amarelo", setembro é dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental em todo o mundo. A roda de conversa contou com a presença do assistente social e responsável pela Saúde Mental de Pindamonhangaba, Carlos Adriano Ferreira Alves, abordando também temas como depressão e ansiedade de maneira informativa e acolhedora, além de mostrar as diversas formas de buscar ajuda.

Além da roda de conversa, a Unidade de Atendimento recebeu uma decoração fazendo referência ao mês. A responsável técnica da CPMA de Pindamonhangaba, Yasmin Oliveira, falou sobre a importância de saber lidar com os casos dentro do ambiente de trabalho e a saúde mental dos prestadores. “Para nossa unidade foi um imenso prazer realizar esse momento e dele conseguimos nos conscientizar sobre a importância de cuidar da nossa saúde mental e como realizar o atendimento nos casos em que presenciamos a necessidade de acolher e encaminhar nossos atendidos, de uma forma que possa evitar situações de risco para tentativas de suicídio”.

Canais de ajuda

É fundamental compreender que o Setembro Amarelo busca quebrar o estigma em torno da saúde mental e encorajar as pessoas a buscarem ajuda quando estão enfrentando dificuldades emocionais.

O apoio social e profissional são cruciais e auxiliam para que a saúde mental de pessoas que sofrem de algum transtorno mantenha o bem-estar através de uma abordagem eficaz.

Além das orientações recomendadas, linhas de apoio e serviços de emergência em momentos de crise estão disponíveis no Brasil para oferecer suporte, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), ligando gratuitamente através do número 188.

aasassa
Topo