Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/10/23 | Vivaine Henriques – Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Palestras e uma apresentação lúdica marcaram a 2° SIPAT no CDP II de Pacaembu

Saúde mental foi foco do evento

Em plena campanha nacional do “Setembro Amarelo”, dedicada à prevenção ao suicídio, o Centro de Detenção Provisória II (CDP) de Pacaembu foi palco da 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa)/2023 da unidade. As atividades tiveram como foco a discussão da saúde mental para mais de 100 servidores que participaram do evento.

Foram realizadas palestras com temas de conhecimento geral, motivacional, saúde mental, saúde financeira, além de confraternização, com almoços e cafés especiais para promover a união entre o corpo funcional.

Patrícia Tranche Vasques, da Delegacia da Mulher de Adamantina, falou sobre o tema “Em círculos ou em Ciclos”, que abordou a violência doméstica e familiar.

Na programação, o Policial Penal da Penitenciária de Dracena, Paulo Silas, fez apresentação uma lúdica, utilizando a palavra de Deus, com seu parceiro, o boneco “Chiquinho”, com o tema “Ainda há esperança”, fomentando reflexão sobre o perdão e a busca por dias melhores.

Por iniciativa do Fórum de Pacaembu, por meio do juiz Rodrigo Menegatti, ocorreram quatro encontros voltados à saúde mental do servidor. Os encontros contemplaram também funcionários de outros presídios de unidades de Pacaembu e Irapuru. O tema foi discorrido pela psicoeducadora Denise Freire e a psicóloga doutora em Educação, Adriana Campos Meiado, que abordaram os cuidados e percepções com os sinais do adoecimento mental, bem como cuidados e precauções.

A programação contou, ainda, com a participação do administrador Renato Camacho, com dois encontros online, discorrendo sobre o tema “Planejamento Financeiro e Economia Doméstica”.

O encerramento foi feito pela psicóloga especialista em saúde mental e autoliderança, Ângela Testa Ginez, que proferiu uma palestra sobre “A Comunicação que Transforma: A Saúde Mental e a Autoliderança”.

“Foi um momento de aprendizado, colaboração e fortalecimento do nosso compromisso com a segurança e bem-estar no ambiente de trabalho. Juntos, estamos construindo um lugar mais seguro e saudável para todos e na vida de cada profissional”, destacou o Diretor Técnico do CDP, Rodrigo Scarpari.

aasassa
Topo