Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/10/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CDP Vila Independência inaugura sala para os advogados

Unidade prisional não mediu esforços para adequar espaços e proporcionar ambiente acolhedor para o trabalho dos defensores

Desde o dia 30 de agosto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 103ª Subseção da Vila Prudente, conta com sala especialmente reservada aos defensores no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência. A conquista teve o apoio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, que é da Secretaria da Administração Penitenciária.

Devido ao número expressivo de atendimentos mensais, cerca de 420, a unidade prisional e os advogados que visitam os custodiados viam a necessidade da criação de um espaço próprio para os profissionais permanecerem até realizarem efetivamente os atendimentos jurídicos com seus clientes. Foram necessários alguns meses de estudo para a adequação de uma sala.

De acordo com o diretor geral do CDP, Anderson Carlos Bordin de Andrade, a unidade contou com a colaboração e a compreensão de alguns setores para a escolha de um local que pudesse acolher, de forma satisfatória, os defensores que diariamente frequentam o estabelecimento penal.

A partir da aprovação do espaço por parte da Comissão de Direito e Processo Penal da subseção da Vila Prudente, o CDP investiu na reforma elétrica, na pintura e na instalação de câmera no setor, além de implantar um sistema de interfone com acesso direto ao setor de portaria para que o advogado realize os procedimentos do interior da sala. “O objetivo foi proporcionar acomodações básicas, como mesas, telefone e armários, além de contar com banheiro e lavabo”, completou o dirigente da unidade prisional.

Para Andrade, na parceria firmada entre o CDP Vila Independência e a OAB todos saíram ganhando, sobretudo os 450 reclusos que são atendidos todo mês de forma presencial pelos advogados.

Recentemente, a unidade contou com apoio por meio de atendimentos processuais durante a Jornada da Cidadania realizada no CDP, na semana de 19 a 23 de junho deste ano. Ainda, segundo o diretor geral do CDP, a OAB também foi de grande ajuda ao intermediar atendimentos médicos on-line para a unidade.

Segundo a Presidente da Comissão de Direito e Processo Penal da OAB Vila Prudente, Bruna Santos de Carvalho Szmyhiel, a implantação de uma sala de Advocacia da OAB em um CDP não deixa de ser um desafio. Mas, de acordo com ela, a direção da unidade prisional mostrou, desde o início, apoio prático nesse e nos demais projetos apresentados. “Isso é sinal que a 103ª Subseção está na direção certa. Atuando em prol da coletividade e inspirando outras instituições, subseções e comissões”, destacou.

aasassa
Topo