02/10/23 | Augusto Biason - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP realiza Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda na Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Itapetininga

Evento foi organizado pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs) e de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs) e contou com a participação de diversos parceiros

A Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Itapetininga realizou, no último dia 12, sua primeira Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda. O evento, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), ocorreu no salão da Igreja Presbiteriana de Itapetininga.

Com o objetivo de oferecer uma série de serviços essenciais a ex-detentos, seus familiares e prestadores de serviço à comunidade, a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda proporcionou uma verdadeira força-tarefa de ações para auxiliar na reintegração dos indivíduos à sociedade.

Entre os serviços disponibilizados estavam cursos profissionalizantes, orientações jurídicas e sociais, atendimento de saúde, serviços de educação, atendimento estético e diversas atividades conduzidas pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) e de Penas e Medidas Alternativas (CPMA).

Todos os serviços foram oferecidos por profissionais qualificados e com os materiais necessários fornecidos pelos órgãos parceiros. O evento permitiu que os participantes recebessem informações processuais e participassem de oficinas, palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para auxiliar em sua reintegração social, tudo em um único dia.

Para a Diretora do Departamento de Atenção ao Egresso e Família (DAEF), Yara Toscano, a Jornada é uma importante ferramenta no processo de reintegração social para o público atendido pela SAP. “A gente atua com setores da municipalidade, Defensoria Pública, OAB, Poder Judiciário e organizações da sociedade civil para promover a empregabilidade e oferecer cursos profissionalizantes e palestras, para que as pessoas entendam, fundamentalmente, que a construção de uma Reintegração Social só será efetiva com a participação de toda sociedade”, destacou.

A realização das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda é um compromisso estabelecido pela SAP por meio da Resolução 138, que determina que todos os estabelecimentos penais no estado de São Paulo devem oferecer ações de reintegração social aos reeducandos. Desde sua criação, mais de dois milhões e meio de atendimentos já foram realizados por meio deste programa.

A Jornada foi organizada pelo DAEF, responsável pela Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) do município, em colaboração com o Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) e o Departamento de Penas e Medidas Alternativas, que operacionaliza a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA).

Diversas entidades e instituições se uniram como parceiras do evento, incluindo as Secretarias Municipais de Saúde, de Promoção Social, de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, e de Cultura e Turismo, bem como o Centro Educacional Profissionalizante Municipal (CEPROM), SENAC, Defensoria Pública, OAB, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Diretoria de Ensino Região Itapetininga e Fundo Social de Solidariedade. Também colaboraram a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), e as Penitenciárias I e II de Itapetininga, além da Penitenciária II de Guareí.

A Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda da Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Itapetininga marcou um importante passo na busca por reintegração social e cidadania, demonstrando o compromisso das autoridades e da comunidade em oferecer oportunidades e apoio àqueles que estão em busca de uma nova chance na vida.