Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/09/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária Feminina de Votorantim promove campanha para incentivar amamentação

Duas enfermeiras do município palestraram para 13 reeducandas da ala de amamentação em Alusão ao Agosto Dourado

A Penitenciária Feminina de Votorantim promoveu a Campanha Agosto Dourado, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que acontece em todo o mundo durante o oitavo mês do ano, visando incentivar a amamentação.

Atualmente, a unidade prisional custodia seis mulheres em fase de amamentação, sete gestantes e oito bebês. Dentre as cinco unidades prisionais da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) que assistem mulheres privadas de liberdade, as femininas de Votorantim e Mogi Guaçu são as que possuem alas exclusivas para mulheres nas condições de gestação e amamentação.

A ação foi realizada pelo Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (CRAS), que convidou duas enfermeiras do município, que fazem parte do projeto Bebê Saudável, para ministrar palestras para às reeducandas com o intuito de tirar dúvidas e transmitir informações necessárias sobre a importância do aleitamento materno. Além das informações, as mulheres receberam kits de higiene pessoal.

Para Elaine Pellim, diretora do CRAS, as orientações prestadas pela equipe especializada do Projeto Bebê Saudável foram de suma importância para as lactantes e futuras mães, além de abordar sobre a importância do aleitamento materno como forma exclusiva de alimentação para a criança até os seis meses de vida, o que é garantido pela SAP.

A Campanha

O nome Agosto Dourado é porque o leite materno é considerado padrão ouro na alimentação infantil. O Brasil é referência mundial em amamentação, de acordo com o Ministério da Saúde, pois 41% das mães alimentam exclusivamente os bebês nos seis primeiros meses com o leite materno, o dobro da taxa registrada em países como Estados Unidos, Reino Unido e China. A Lei federal nº 13.435, de 12 de abril de 2017 promove em todo o país, no mês de agosto, a luta pelo incentivo à amamentação.

aasassa
Topo