Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/09/23 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CDP de Diadema inaugura novo espaço na unidade

É a 12ª sala entregue desde o início do projeto

A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), entregou na quinta-feira, 28 de setembro, um espaço de leitura do projeto “Salas da Liberdade” dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema. Trata-se da 12ª sala entregue desde o início do projeto.

Além do acervo disponível no próprio presídio, que conta com 1.870 livros, foram disponibilizados mais 31 exemplares por meio de doações da Fundação The Prem Rawat Foundation (TPRF) e do escritor Valdi Ercolani. A sala de leitura também foi equipada pela Funap com estantes de livros, carrinhos de livros e mesas e cadeiras para leitura. O novo espaço é multiuso e também permitirá a realização de cursos e atividades educacionais e culturais, além da realização das atividades do Programa de Incentivo à Leitura “Lendo a Liberdade”.

Na solenidade de inauguração, o diretor do CDP, Marcelo Cabianca Chicalé, destacou que o novo espaço veio juntar forças aos projetos já desenvolvidos pela unidade, como escola existente em parceira com a Secretaria de Estado da Educação, que oferece Ensino Fundamental ao custodiados: “Nossa perspectiva é ampliar esses espaços e os atendimentos aos presos. Hoje ganhamos essa facilidade dessa sala, esse espaço multiuso,” salienta o diretor, que reforça: “O preso que vem aqui fica um curto espaço de tempo, o que podemos ofertar para que ele não volte?”.

O diretor executivo da Funap, Mauro Lopes dos Santos, destacou a entrega da sala como mais um passo na direção do cumprimento do principal objetivo da Fundação, que é o de direcionar o reeducando para começar uma vida nova.

O novo local possibilita às pessoas privadas de liberdade a garantia do direito às práticas sociais educativas de natureza cultural, por meio do acesso ao acervo literário disponível. Foram investidos cerca de R$ 5 mil na adequação da sala e materiais.

Desde o início do projeto “Salas da Liberdade”, no final do ano passado, já foram entregues outras 11 salas de leitura, em presídios nas cidades de Franco da Rocha, Tremembé, Capela do Alto, Tupi Paulista, Pirajuí, Mongaguá, Itapetininga, São Paulo capital no bairro de Parelheiros e São José do Rio Preto.

aasassa
Topo