28/09/23 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Curso de pintor predial favorece reintegração social de detentos em Presidente Prudente

Vinte alunos receberam o certificado na Penitenciária “Wellington Rodrigo Segura”

A ressocialização de indivíduos que cumprem pena é uma jornada desafiadora, mas fundamental para a redução da reincidência criminal e a construção de um futuro mais promissor. Parceria entre a Igreja Universal e a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo, ofertou curso de pintor predial aos reeducandos do regime semiaberto custodiados na Penitenciária “Wellington Rodrigo Segura” de Presidente Prudente. O objetivo é de capacitar os presos, proporcionando a oportunidade de reintegração social e empregabilidade após o cumprimento da pena.

De acordo com o diretor de Centro de Trabalho e Educação da unidade, Osvaldo Ferreira dos Santos Junior, o curso de pintor predial vai além da simples aquisição de habilidades técnicas. “O foco principal não é apenas ensinar, mas também fornecer as ferramentas para que eles possam se tornar membros produtivos da sociedade, após a sua liberdade”, destaca. A solenidade de entrega de certificados aconteceu no presídio, com a presença do pastor Reinaldo Baia Pinheiro, responsável pelo curso e contemplou 20 internos.

As aulas teóricas abordam temas essenciais, como técnicas de pintura, segurança no trabalho, cálculos de materiais e até mesmo princípios básicos de empreendedorismo. Nas aulas práticas, foram utilizadas dependências da escola da própria penitenciária, que foram revitalizadas.

Empregabilidade

O curso de pintor predial ajuda a superar obstáculos, capacitando os participantes com habilidades valorizadas no mercado de trabalho. “A parceria com empresas e empregadores locais facilita a colocação dessas pessoas no ramo, aumentando suas chances de sucesso após a liberdade”, enfatiza Ferreira Junior.

A ressocialização não consiste apenas em adquirir habilidades técnicas, também envolve a transformação da mentalidade e a construção da autoconfiança. Os detentos que participam do curso de pintor predial têm a oportunidade de desenvolver um senso de responsabilidade e um propósito na vida que vai além do ambiente prisional.

Para o pastor Reinaldo Baia Pinheiro, monitor do curso “Universal nos Presídios”, o objetivo é proporcionar aos reeducandos uma oportunidade de profissionalização para que não recorram novamente à prática do crime e, que por meio desse aprendizado, possam ter uma profissão que garanta seu auto sustento. “Esse é o propósito que a parceria entre a SAP e a Universal almeja, o de ressocializar através da oportunidade e da inclusão”, declara.

Expectativas

O aluno José (nome fictício) de 29 anos, ressalta que foi ótima a experiência de fazer parte do curso e obter conhecimentos de uma nova profissão. “Será uma grande oportunidade exercer a profissão quando estiver em liberdade”, conta.

Já para o aluno Paulo (nome fictício), de 43 anos, as aulas práticas foram excepcionais para seu conhecimento. “Pretendo, assim que estiver em liberdade, exercer a profissão como forma de geração de renda”, afirma.

O Diretor Técnico III da Unidade Prisional, Kleber de Almeida Souza, acredita que o reeducando enfrenta muitos desafios ao tentar se reinserir na sociedade. “Assim como o estudo ajuda a adquirir qualificação e conhecimento importantíssimo na busca por emprego no mercado de trabalho formal, contribui também com sua autoestima e diminui a probabilidade de nova incidência criminal”, disse.