Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/09/23 | Sarah Fonseca - Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CRSC e COMPE celebram campanha de conscientização sobre violência contra a mulher

O evento é um lembrete para a necessidade contínua de ações que assegurem os direitos das mulheres

A Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, em parceria com o Comitê da Mulher Presa e Egressa do Sistema Penitenciário (COMPE), promoveu, no último dia 18 de agosto, uma roda de conversa em alusão à campanha Agosto Lilás, com o objetivo de ressaltar a urgência do combate à violência contra a mulher.

O evento, realizado em formato híbrido com transmissão online, reuniu especialistas de diversas áreas, incluindo profissionais das áreas de serviço social e psicologia, para debater assuntos relacionados à temática no âmbito da Secretaria da Administração Penitenciária.

A palestra intitulada "Tipos de Violências contra a Mulher", apresentada pela professora e assistente social Graziela Acquaviva, proporcionou aos participantes uma roda de conversa focada na importância de identificar e reconhecer situações de constrangimento, muitas vezes sutis, mas que podem persistir no cotidiano das mulheres. Entre os tópicos discutidos estavam a violência psicológica, moral, patrimonial, sexual e obstétrica, bem como o assédio moral e sexual.

A Diretora do Departamento de Atenção ao Egresso e Família (DAEF), Yara Toscano, destacou a importância de se entender qual é o ciclo desenvolvido pela violência de gênero. "Esse processo - a construção da violência - ele é histórico. Ele vem de muitos anos. É gradativo e vai se instalando sendo introjetado, mas vai dando sinais. Então, é muito importante que a gente tenha essa reflexão, para perceber se esses sinais estão acontecendo com a gente, para daí construir caminhos de saída", pontuou.

A campanha

O Agosto Lilás é uma campanha nacional que busca chamar a atenção para a luta contra a violência doméstica, lembrando a promulgação da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006, um marco significativo na luta contra a violência de gênero no Brasil. Desde sua implementação, a Lei Maria da Penha tem desempenhado um papel crucial na transformação da sociedade brasileira em direção a uma realidade mais justa, através do combate à impunidade, proteção das vítimas e conscientização.

Além de proteger as vítimas e punir os agressores, a Lei Maria da Penha promove uma mudança que desafia a tolerância à violência contra a mulher. A campanha visa transformar a sociedade, promovendo o respeito as mulheres. À medida que a conscientização sobre a violência de gênero aumenta, é esperado que a sociedade se torne mais receptiva às necessidades das mulheres e que todos se envolvam ativamente na promoção de um futuro livre de violência e discriminação.

aasassa
Topo