26/09/23 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada da Cidadania alcança 100% da população carcerária em Martinópolis

Coordenadora de Reintegração Social, Carolina Maracajá, participou do evento

A Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis concluiu, com a participação de 100% de sua população carcerária, a edição 2023 da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, realizada de 1º a 18 de agosto.

A solenidade de abertura contou com a presença da Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá da Silva; do Presidente da Câmara Municipal, vereador José Elizeo Lourenço da Silva; do Policial Penal da unidade e também vereador Ricardo Trombini e do Diretor Técnico III do presídio, Luiz Gustavo Neri Zani.

“O evento tem por escopo demonstrar à toda sociedade, colaboradores, autoridades e representantes de instituições, os trabalhos desenvolvidos na Penitenciária de Martinópolis, que contribuem para o fortalecimento de ações voltadas ao processo da futura reinserção social das pessoas privadas de liberdade”, destacou o diretor Zani.

A Jornada registrou um total de 4.082 atendimentos diversos, entre expedição de documentos, exames e procedimentos na área da saúde, palestras e outras atividades.

Na ocasião, um dos internos, concluinte do Ensino Médio do primeiro semestre de 2023, recebeu a certificação do curso, por meio da instituição parceira, a Escola Vinculadora “Coronel João Gomes Martins”.

“Houve grande aproveitamento da programação oferecida, já que as palestras foram ministradas nas gaiolas de contenção dos pavilhões habitacionais”, contou Zani.

A Jornada

A VI Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do Grupo de Capacitação Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), na qual tem como objetivo oferecer aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade como também na emissão de certificações, participação em cursos, entre outros.