26/09/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Parceria entre CR de Limeira e CCVEC resulta em revitalização de prédios públicos

Seis custodiados no CR relatam suas experiências ao participarem do projeto Retribuir

O Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, em parceria com o Conselho da Comunidade da Vara das Execuções Penais CCVEC de Limeira, está colocando em ação o projeto Retribuir, que consiste em revitalizar prédios públicos do município. As boas práticas visam implementar ações efetivas que auxiliam no processo de reintegração social das pessoas privadas de liberdade.

Pedro é um dos seis reeducandos do projeto. Ele era Guarda Civil Municipal (GCM), mas antes de ser concursado, já tinha experiência com pintura residencial. Para ele, o trabalho como pintor na condição de reeducando está o ajudando muito.

“A pintura está me ajudando a arejar a cabeça. Eu gosto de trabalhar com o público, além do mais, eu tenho filhos, então pensar que estou fazendo o bem para as crianças que vão voltar das férias e encontrar uma escola diferente é muito gratificante”, encerra Pedro.

Por último, eles revitalizam a Casa da Criança, mas a parceria já resultou na restauração da Escola Municipal Waldemar Lucato, trazendo um novo colorido para os desenhos pedagógicos do prédio, possibilitando aos alunos retornarem das férias e usufruir de um ambiente em melhores condições estruturais, na Delegacia Seccional, na Defensoria Pública, no Fórum, na Associação de reabilitação Infantil Limeirense (Aril), na 1ª Cia da PM e na Central de Atendimento ao Egresso e Família (Caef).

Além de Pedro, Alex, que também era GCM, participa do projeto Retribuir. Ao contrário do colega de unidade e de profissão, ele não tinha experiência como pintor, mas aprendeu no CR com as dicas do amigo e com os cursos dos quais participou, oriundos de parcerias entre a unidade prisional e o Senai.

*Os nomes usados na matéria são fictícios