20/09/23 | Sonia Pestana - Imprensa Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária I ”José Parada Neto” de Guarulhos recebe 11º Circuito Jurídico do Centro Universitário FIG-Unimesp

O evento conferiu homenagens às autoridades jurídicas, a exemplo do diretor geral da unidade prisional, André Luiz Alves

No dia 25 de agosto, a Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos abriu seu auditório para estudantes do curso de Direito, professores e autoridades do município para a realização de mais uma etapa do 11º Circuito Jurídico do Centro Universitário FIG-Unimesp. A proposta da instituição de ensino foi promover o constante debate acerca de temas jurídicos. O evento contou com o apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), que é subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Como acontece em todas as edições, o Circuito Jurídico elege autoridades locais das esferas municipais, estaduais e federais como forma de reconhecimento pelo trabalho exercido. Para 11ª edição, coube destaque para o sistema prisional, por meio de homenagens ao servidor público estadual, André Luiz Alves, que há 4 anos está à frente da Penitenciária “José Parada Neto” de Guarulhos.

Dentre as autoridades presente no evento, destaca-se a presença do Promotor de Justiça de Guarulhos, Marcos Bento da Silva, que presidiu as ações da cerimônia. Em sua fala na condução do evento, o promotor disse que, com certeza, a visita à penitenciária é uma grande experiência prática ao permitir aos alunos verem de perto algumas das atividades desenvolvidas.

Trabalho recompensado

De acordo com Alves, a escolha da Penitenciária I de Guarulhos para realização de uma das etapas do Circuito Jurídico engrandece o trabalho desenvolvido por todos os servidores da SAP. “É importante ser elogiado e lembrado pelo trabalho realizado, isso dá uma certeza de que a busca constante pela melhoria profissional através do Trabalho e do Estudo é recompensada”, destacou o dirigente.

Em complemento às informações passadas pelo dirigente da penitenciária, o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), da Coremetro, Claudio Nachibal Júnior, relatou que apesar das dificuldades no sistema prisional, há, por outro lado, bons e importantes parceiros.

Para ele, muitas foram as mudanças no cenário prisional de São Paulo, a exemplo da emissão de documentos diversos para os custodiados, ação que conferiu mais agilidade para a realização de estudo e trabalho. Paralelamente, Júnior também deu merecido destaque aos trabalhos de mais de 50 entidades religiosas só na região metropolitana de São Paulo.

Tendo em mente esses avanços no sistema prisional, o diretor da Penitenciária destacou a importância de eventos como o Circuito Jurídico no sentido de proporcionar aos alunos uma visão real do cenário brasileiro nos mais diversos aspectos. E acrescentou: “Afinal de contas, vocês são o futuro do Direito no Brasil”.

Importância do Circuito Jurídico

Desde 2012, a FIG-Unimesp promove o Circuito Jurídico com a proposta de promover o constante debate sobre temas atuais na área de direito. Nesse período, mais de 15 mil pessoas, entre acadêmicos, professores e autoridades, já vivenciaram inúmeras experiências que contribuíram para sua formação.

Em paralelo, a coordenadora da Faculdade de Direito da FIG-Unimesp, Ossanna Chememian Tolmajian, revela que o interesse da faculdade com a ação é fomentar a aproximação dos estudantes com as diversas instituições de Guarulhos que trabalham em prol da justiça, da defesa e da recuperação do cidadão.

“Queremos alargar o espaço da sala de aula e levar o aluno para os setores públicos para conhecer a estrutura do órgão visitado e as autoridades locais”, explica Ossanna. Segundo ela, o Circuito é parte integrante do Núcleo de Prática Jurídica e de Atividades Complementares, conferindo vivência jurídica nas mais diversas estruturas.

Para além das salas de aula

Os estudantes de Direito presentes à visitação proporcionada na Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos não esconderam o entusiasmo por conhecer de perto o sistema prisional. Aos poucos eles foram chegando e lotando o auditório reservado para o evento.

A estudante do 8º semestre do curso de Direito, Susi Matsuo Feitosa Oliveira, considera o Circuito Jurídico promovido pela FIG-Unimesp extremamente importante para a formação acadêmica, mas principalmente para a formação como seres humanos.

Para ela, a visita à penitenciária a fez refletir sobre a importância dos profissionais do Direito no que diz respeito à ajuda prática que podem dar. Por outro lado, declarou estar impressionada com estrutura, organização e limpeza do estabelecimento penal, mas sobretudo por ver o esforço do cumprimento do artigo 1º da Constituição Federal, no que diz respeito à dignidade da pessoa humana, sobretudo diante da apresentação do coral “Cantando a Liberdade” que é composta por reclusos da penitenciária.

A aluna Alessandra Braga Portel, também do 8º semestre, destacou quão importante é ver tudo que aprende nas aulas ser demonstrado na prática. Para ela ficou a certeza de que o código penal, apesar de extenso, é algo necessário para a sociedade brasileira.

Com relação à visita à penitenciária, Alessandra considerou o ápice de seu aprendizado. “A realidade do sistema prisional me encheu de esperança em ver que existe a reabilitação”, resumiu. Igual sentimento também marcou a aluna Giovanna Souza. “A cada palestra aprendemos diversos assuntos que contribuirão para nossa formação acadêmica e profissional”, destaca.