05/03/13 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Atenção com Saúde no Sistema Prisional

Funcionários começam o ano qualificando os serviços de assistência e as boas práticas de saúde

Equipe de saúde da SAP promoveu os “Encontros Regionais para Implantação do Protocolo de Atenção Básica da Saúde nas Unidades Prisionais”

As equipes de saúde das unidades prisionais começaram o ano com um novo foco: reorganizar o modelo de atenção às pessoas encarceradas. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Centro de Planejamento de Ações de Saúde da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, promoveu de 23/1 a 27/2 deste ano, os “Encontros Regionais para Implantação do Protocolo de Atenção Básica da Saúde nas Unidades Prisionais”.

Foram realizados cinco encontros regionais nas cidades de Campinas, Bauru, Presidente Prudente, São Paulo e Taubaté. Nele, o protocolo foi apresentado aos profissionais das unidades prisionais. Os eventos tiveram como objetivo apoiar os profissionais frente às ações de saúde e a reorganização do modelo de atenção pretendida.

Participaram dos encontros, ao todo, 291 profissionais médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Também estiveram presentes diretores regionais de saúde, diretores do centro de reintegração e atendimento à saúde e diretores do núcleo de atendimento a saúde.

A iniciativa teve o apoio dos conselhos regionais, de Enfermagem (Coren-SP) e Farmácia (CFF). O Coren também foi importante parceiro na construção do protocolo, por meio de sua Gerência de Fiscalização.

O conselheiro Marcus Vinicius de Lima Oliveira, do Coren-SP, ministrou nos encontros realizados em Bauru, São Paulo e Taubaté a palestra “Princípios éticos e o papel do profissional de Enfermagem no processo de implantação do protocolo nos serviços em saúde”.

Já a farmacêutica Márcia Regina Alvim, conselheira do CFF, ministrou em Presidente Prudente a palestra “Interação medicamentosa: Prescrição de Medicamentos Antirretrovirais”. Nos encontros realizados em Campinas, São Paulo e Taubaté essa parte da programação foi feita pela diretora do núcleo de farmácia da SAP, Artemisa Bizantino Gil.

Para a Diretora do Centro de Planejamento de Ações de Saúde da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, Maria Cristina Teixeira Lattari, o Protocolo vem não só atender à legislação e a necessidade de es¬tabelecer as regras, os limites e as possibilidades da atuação profissional, como também respaldar, subsidiar e qualificar os serviços de assistência e as boas práticas da área da saúde prisional.