12/09/23 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária de Ribeirão Preto inaugura Base de Escolta

Entrega ocorreu no mês de agosto. Unidade conta com seis viaturas

A Penitenciária de Ribeirão Preto inaugurou em agosto, a Base de Escolta V dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). Instalado no presídio, o espaço abrigará 104 agentes e conta com seis viaturas. Os profissionais realizam a escolta armada de presos na região de Ribeirão Preto, garantindo mais segurança à população.

Em maio, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) assumiu 100% das escoltas no Interior do Estado de São Paulo, trabalho que era compartilhado entre AEVPs e Polícia Militar. A ampliação do serviço liberou os policiais militares para ações de patrulhamento preventivo e ostensivo em tempo integral.

Na capital paulista, o modelo de escolta pela SAP já funciona desde 2014. Para ampliar esse serviço para todo o Estado, 1.586 AEVPs foram transferidos para a 22 bases estrategicamente distribuídas pelo Interior.

Na região noroeste são seis bases em unidades localizadas nas cidades de Pirajuí, Marília, Avaré, Guariba, Ribeirão Preto e Franca. Para as escoltas, foram entregues 37 novas viaturas para a regional.

TREINAMENTO

Os AEVPs participaram, inclusive, de um treinamento de apresentação da viatura, que contou com orientações quanto à manutenção e conservação do veículo, normas vigentes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de deslocamento em comboio realizado em perímetro urbano e rodoviário.

INVESTIMENTO

Foram investidos mais de R$ 50 milhões na aquisição de 191 novas viaturas e armamentos específicos. Dados da SAP indicam que mais de 90 mil escoltas são realizadas, em média, anualmente.

AUTORIDADES NO EVENTO

O evento realizado na Penitenciária de Ribeirão Preto contou com a presença das seguintes autoridades da cidade e região: Carlos Alberto Ferreira de Souza, coordenador da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste, Lucas Bonzanini Alvares Garcia, diretor da Penitenciária de Ribeirão Preto, José Roberto Bernardi Liberal, juiz corregedor do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim 6), Othon Castrequini Piccini, secretário adjunto da Secretaria de Justiça da Prefeitura de Ribeirão Preto, Olavo Rocha Filho, diretor do Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária (Graevp), Gabriela Rodrigues, diretora adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 12º Subseção de Ribeirão Preto, Tiago Caldeira, subcomandante da Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto, José Wilson da Silva, Tenente Coronel da Polícia Militar, Jorge Amaro Cury Neto, e diretor do Departamento de Polícia Civil Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 3).