11/09/23 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP realiza Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda na cidade de Itapetininga

Evento organizado pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs) e de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs) acontece pela primeira vez na cidade

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), realiza nesta terça-feira (12) a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda da Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Itapetininga.

O evento será realizado no salão da Igreja Presbiteriana de Itapetininga, localizada na Rua Monsenhor Soares, nº 680, Centro de Itapetininga.

O objetivo do projeto é atender egressos do sistema penitenciário paulista e seus familiares e prestadores de serviço à comunidade um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade.

As principais atividades oferecidas aos participantes serão cursos profissionalizantes, orientações jurídica e social, atendimentos de saúde, educacional e estético, além de serviços executados pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs) e de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs).

Os serviços disponibilizados na Unidade de Atendimento contam com profissionais e materiais necessários para os atendimentos disponibilizados pelos órgãos parceiros. O evento possibilita que em um único dia o participante consiga, por exemplo, receber informações processuais e ainda passar por oficinas, palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para sua reintegração social.

A SAP estabelece, por meio da Resolução 138, que todas os estabelecimentos penais do Estado de São Paulo devem oferecer ações de reintegração social aos reeducandos por meio das Jornadas. Em 2023, o evento também passou a ser realizado nas Unidades de Atendimento de Reintegração Social, compostas pelas CAEFs e CPMAs. Mais de dois milhões e meio de atendimentos já foram realizados desde a criação das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda.

A Jornada é uma realização do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), do Departamento de Atenção ao Egresso e Família e do Departamento de Penas e Medidas Alternativas da CRSC.

Entre os parceiros do evento estão as Secretarias Municipais de Saúde, de Promoção Social, de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento e de Cultura e Turismo, além do Centro Educacional Profissionalizante Municipal (CEPROM), SENAC, Defensoria Pública, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Diretoria de Ensino Região Itapetininga e Fundo Social de Solidariedade.

Também integram a Jornada a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), as penitenciárias I e II de Itapetininga, além da Penitenciária II de Guareí.

Serviço:

Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda
Local: Rua Monsenhor Soares, 680, Centro - Itapetininga
12 de setembro de 2023, às 9h.