Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/09/23 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada da Cidadania leva cultura e conscientização sobre meio ambiente ao CRF de Rio Preto


A 6ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda realizada no Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José do Rio Preto foi coroada com êxito. Além da participação de 100% da população carcerária, a programação contou com várias apresentações culturais que chamaram a atenção dos presentes. O tema deste ano foi “Meio Ambiente e Sustentabilidade”.

Foram cinco dias de atividades, de 7 a 11 de agosto. Reeducandas apresentaram canto de coral e peça teatral para os convidados e internas. O Studio de Dança Vivarte exibiu balé clássico e contemporâneo e no encerramento, o violoncelista Abner Tofanelli fez sua participação.

De acordo com a diretora da unidade, Lilian Honório Camargo de Oliveira, o objetivo da Jornada é oferecer aos custodiados um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de atividades que forneçam o suporte necessário para o retorno à vida em sociedade.

“Esperamos que vocês, reeducandas, aproveitem tudo o que tem sido e que ainda será proporcionado. Essa programação foi pensada na população deste CRF. Aproveitem ao máximo, para que o trabalho de ressocialização e humanização que vem sendo desenvolvido, alcance todas vocês positivamente”, salientou Lilian na solenidade de abertura.

Para ela, agir com sustentabilidade é proteger o meio ambiente, utilizando o necessário para o desenvolvimento humano, sem causar prejuízo para as próximas gerações.

Palestras e atendimentos

A Jornada resultou em um total de 1.559 atendimentos diversos. Várias palestras foram proferidas com temas como “Empregabilidade e Empreendorismo”, “A Sustentabilidade e o Empreendedorismo”, “Empoderamento Feminino”, “Orientações sobre Convívio Familiar e Violência Doméstica”, “Carteira de Trabalho Digital” e “Meio Ambiente a Importância do Cuidar”.

As ações também contaram com o cumprimento de quatro benefícios ao Regime Aberto para custodiadas, além de emissão de segunda via do CPF e certidão de nascimento, cortes de cabelo, atendimento médico, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, atendimento psicológico, teste de glicemia capilar, exame de citologia – colo de útero e controle de peso.

A Jornada

A iniciativa da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE).

O projeto foi idealizado pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com as coordenadorias regionais de unidades prisionais.

aasassa
Topo