01/09/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária de Casa Branca adere ao programa Lendo a Liberdade

Programa é desenvolvido por meio da Funap em parceria com o Instituto Federal do Estado de São Paulo

Vinte sentenciados da Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra” de Casa Branca estão participando do programa de leitura Lendo a Liberdade, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Fundação Prof. “Dr. Manoel Pedro Pimentel”. No dia 4, representantes das instituições se reuniram na unidade para firmar a parceria e entregar o material didático aos participantes.

O programa, além de incentivar os alunos a desenvolver o gosto pela leitura, possibilita ao apenado remir a pena. Ele acontece em um ciclo de 30 dias e, ao término, será iniciada uma nova turma podendo também continuar com os mesmos participantes - mudando apenas as obras. Na parceria, a Fundação entra com o formulário e regramento. Já o Instituto, tem a função de mediar os encontros e corrigir as resenhas que, logo após, são submetidas à análise do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) 6ª RAJ, órgão que decidirá se o apenado terá ou não a pena diminuída.

Acervo

Atualmente, a penitenciária possui um acervo que conta com mais de 20 títulos literários, sendo que cada um possui 20 volumes na biblioteca para atender a demanda de vários grupos de leitura. O projeto tem a capacidade de assistir mais de 240 presos por ano, que além de obterem o benefício da remição da pena pela leitura, adquirem conhecimento e cultura ampliando assim as possibilidades de reintegração social.

O diretor da unidade prisional, Marco Antônio Piccoli, no discurso durante a cerimônia, ressaltou a importância da iniciativa da Funap e do Instituto em prol da ressocialização dos interessados em participar da leitura.

A primeira obra a ser analisada é ‘A volta ao mundo em 80 dias’, do escritor Júlio Verne - um escritor francês considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica.

A cerimônia contou com a participação de Marco Antônio Piccoli – Diretor da penitenciária; Bruno Mufalo – Diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate); André Vinicius Garcia – Gerente de Educação da Funap; Célia Verna – Supervisora regional da Funap; Gisele Bastida – Monitora de Educação da região de Sorocaba, Márcio Roberto Martins - Diretor Adjunto Educacional do Campus São João da Boa Vista do IFSP; Paulo José Evaristo da Silva - Professor do IFSP Campus São João da Boa Vista e Suzana Vieira Benício de Sá - Estudante do IFSP Campus São João da Boa Vista/Bolsista no Projeto do Clube de Leitura.