01/09/23 | CRSC/SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Segunda edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda movimenta Ourinhos

Conhecida por oferecer, num só local, diversos serviços às pessoas privadas de liberdade do sistema prisional paulista, a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda já é uma tradição da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Em 16 de agosto, a SAP, por meio de sua Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), realizou a 2ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda no âmbito de uma Unidade de Atendimento de Reintegração Social - UARS (que contempla o “Programa de Atenção à Pessoa Egressa e Família” e o “Programa de Penas e Medidas Alternativas”), desta vez na cidade de Ourinhos, na região do oeste paulista.

Nesta modalidade, os serviços são disponibilizados às pessoas egressas do sistema prisional e a seus familiares e aos prestadores e prestadoras de serviço à comunidade.

O que torna um evento deste porte possível é a combinação dos esforços da equipe da UARS de Ourinhos e de seus parceiros locais: poder público (Prefeitura, Poder Judiciário, unidades prisionais da SAP) e sociedade civil.

Cadastro para vagas de emprego, distribuição de cestas básicas, orientação jurídica e atendimento psicológico foram alguns dos serviços oferecidos ao público que compareceu à Jornada.

O município esteve presente com stands de empregabilidade, cultura e turismo. Houve, ainda, a instalação de uma biblioteca temporária, na qual livros foram disponibilizados ao público presente, gratuitamente.

A técnica responsável pelo setor do atendimento às pessoas egressas em Ourinhos, a psicóloga Adriana Rezende Medeiros, conduziu a cerimônia, ressaltando a importância de um evento como a Jornada da Cidadania para dar visibilidade aos serviços públicos disponíveis e, também, para a realização de novas parcerias institucionais. Salientou que é dever da CRSC prestar atendimento de excelência e humanidade para realizar a inclusão social de seu público.

Compuseram a mesa de abertura do evento, a Coordenadora da CRSC, Carolina Branquinho Maracajá, a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Viviane Barros (representando o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay), Yara Nóbrega Toscano, Diretora do Departamento de Atenção à Pessoa Egressa e Família (DAEF) da CRSC/SAP e o Pastor Guilherme, da Igreja Universal da região, representando todas as instituições parceiras da Unidade de Ourinhos.

A Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Maracajá agradeceu a todos pela presença, enfatizando que a Jornada é uma realização não só da Coordenadoria, mas coletiva: “Juntos, estamos construindo pontes, quebrando barreiras e abrindo oportunidades para um futuro mais brilhante e inclusivo”.

A diretora do DAEF, Yara Toscano, dirigiu-se aos presentes, frisando que as Unidades de Atendimento de Reintegração Social estão à disposição para o que precisarem: seja nos encaminhamentos para cursos de capacitação, no auxílio para elaboração de currículos para vagas de emprego, nas consultorias jurídicas e em questões de documentação pessoal. Reforçou, ainda, que a população atendida deve demandar por serviços, apontando caminhos para o poder público executar, com mais eficácia, suas políticas e ações.

Em seguida, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Viviane Rodrigues Barros, apresentou os serviços de assistência social oferecidos pela cidade ao público da UARS, reiterando os planos do município para uma reforma do imóvel que abriga Central.

Estiveram, também, presentes à cerimônia, o Secretário Adjunto de Cultura Célio Christoni e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Tiago Henrique Moreira, que celebrou a parceria entre município e SAP no fornecimento de capacitação profissional, de oportunidades de trabalho e, sobretudo, de dignidade aos munícipes egressos e prestadores de serviço à comunidade, auxiliando-os, assim, em sua reinserção social e no mercado de trabalho.

E, representando a população atendida, o egresso Cristiano Martins Queiroz fez uso da palavra agradecendo à equipe da UARS por seu acompanhamento. Empregado, afirmou ter sido encaminhado pela Central a diversos cursos e que tem planos de cursar informática logo que possível. “Estou no caminho certo! ”, finalizou.