05/03/13 | Rafael Marinho - Assessoria de Imprensa - SAP

O dia para as futuras mamães

Palestra realizada em Pirajuí levou orientações no trato com as crianças

Maria Laura ministrou palestra para gestantes

A espera por nove meses sempre deixa qualquer família ansiosa, no aguardo de um novo rostinho nesse mundo. E o tempo passa, o recém-nascido se transforma numa criança que certamente terá suas fases, a de dizer não, a de aprender certas manias, a de usar chupeta e sem falar da mamadeira. Enfim, todas passam por isso. Mas, antes de tudo, tem sempre a amamentação para o bebê.

E esse assunto foi levado à Penitenciária Feminina de Pirajuí, com a presença da Maria Laura Carneiro, Diretora do Núcleo Regional de Saúde da Coordenadoria da Região Noroeste e sua substituta, Nilde. Elas ministraram uma palestra que informou a importância da amamentação.

O público alvo foi as reeducandas gestantes. Falaram também das transformações do corpo das mulheres, deram ênfase aos cuidados necessários para a preparação do mamilo e das posições adequadas da mãe e da criança durante a amamentação, entre outros assuntos que envolveram a questão.

Logo após houve visita na ala de amamentação e as presas foram orientadas no trato com suas respectivas crianças. Ao final, foi realizado um sorteio de peças de enxoval para bebês entre as participantes, fato que as surpreendeu de maneira positiva, além de deixá-las ansiosas pelo próximo trabalho. “Tentamos contribuir para a campanha nacional existente e o trabalho de conscientização que já estava em curso. Isso incentiva as reeducandas a sugerirem novos temas de interesse delas”, avalia a diretora técnica, Dayse Aparecida Papassoni.

O lado sentimental é um fator muito interessante a ser trabalhado com as meninas “Palestras como essa são de extrema importância, pois é notório apontarmos que o cárcere, por sua própria natureza fragiliza o lado emocional, no caso da mulher presa”, diz Papassoni. “Sem falar da maternidade no cárcere, que faz com que a humanização seja observada de maneira latente, fato que muito nos enobrece em poder auxiliar as reeducandas nesse momento que inspira maior atenção, de um modo geral”, finalizou.