Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/08/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária de Iperó firma parceria com Instituto Federal de São Paulo

Com isso, dez notebooks foram doados para unidade pela Funap e pelo IFSP

A Penitenciária “Odon Ramos Maranhão” de Iperó deu início ao projeto Paideia Digital, que consiste na oferta de cursos livres de extensão e formação - inicial e continuada - na modalidade EaD offline. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), intermediada pela Fundação “Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

Os cursos de Ambientação em Educação a Distância, Produção Textual, Leitura e Literatura e Editor Eletrônico de Texto com Libre Office Write são aplicados por meio do dispositivo Raspberry PI – um microcomputador desenvolvido para fins educacionais, onde o material pedagógico é salvo e redistribuído para os outros computadores, sem uso da internet, nas salas de aula dentro da prisão.

Os cursos são divididos em quatro módulos de 30 horas aulas, totalizando 120 horas, com duração de três meses. Até o momento, três turmas já concluíram a capacitação.

De acordo com Heber Anaor Janei, diretor da penitenciária, o projeto Paideia Digital está sendo bem aceito pelos reeducandos do regime fechado. Ele ainda conta que a unidade montou um laboratório exclusivo para a realização dos cursos, que foi equipado inicialmente com 10 notebooks fornecidos pela Funap e pelo IFSP.

Paideia

O nome faz referência ao modelo grego clássico de educação chamado “Paideia”, que visava uma formação completa, um processo de educação que se perpetuava por toda a vida. A primeira unidade prisional a receber o projeto foi o Centro de Ressocialização de Atibaia, em 2018.

aasassa
Topo