Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/08/23 | Sonia Pestana – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

ONG Sementes da Saúde reforça atendimento médico no CDP Pinheiros IV

Com ações recorrentes, entidade promove consultas e orientações médicas aos reclusos do sistema prisional

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros IV firmou parceria na área médica com a Organização Não Governamental (ONG) Sementes da Saúde, ligada ao Hospital Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo. O CDP é um dos 28 estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) que está sob responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O mutirão de saúde feito pela ONG é recorrente. O início foi em 2022, com um total de 180 atendimentos. Em média, em cada visita ao CDP, a organização promove consultas médicas junto a 80 reclusos.

Ao longo do ano de 2023, o grupo planeja realizar cinco visitas técnicas com profissionais de Clínica Médica na unidade. Até o momento, duas ações foram feitas com 144 atendimentos.

Para o diretor geral do Pinheiros IV, Anderson Francisco dos Santos, a ação dos médicos da Sementes da Saúde é importante na medida em que contribui na melhoria do atendimento no setor de saúde. “Com o apoio desses profissionais podemos atender ainda melhor a população carcerária, tirando dúvidas, orientando e, consequentemente, trazendo melhoria à toda população carcerária.”

Vários profissionais trabalharam nos bastidores para que tudo desse certo, conforme o planejado. Além dos voluntários, a ação contou com a participação de servidores das áreas de segurança e disciplina, reintegração social e saúde da unidade. Após o suporte prestado pelos médicos da ONG, os servidores responsáveis efetuam agendamentos de exames e encaminhamentos dos reclusos para atendimentos na rede pública do município.

aasassa
Topo