31/08/23 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Mais de 500 visitas virtuais foram realizadas em Presídios Femininos em três meses

Medida pretende manter o vínculo entre reeducandas e suas famílias

Para estreitar os vínculos entre reeducandas e seus familiares, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) disponibiliza o programa Visita Virtual Feminina, por meio do sistema Conexão Familiar, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). Desde que a modalidade foi permitida, foram efetuadas 506 visitas virtuais.

A ferramenta passou a ser utilizada após a SAP identificar que muitas apenadas não conseguiam receber visitas presenciais de seus pais ou filhos por diversos fatores, dentre eles a distância de sua terra natal. Esse é o caso de “Maria” (nome fictício), atualmente reclusa na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, que pertence à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste.

Ela foi incluída no presídio em fevereiro deste ano, sendo que em seu rol de visitas constava apenas sua irmã. Ambas são naturais do Estado do Maranhão.

Durante a visita virtual no último sábado, tanto a presa, como a sua visitante, se emocionaram. “Maria” comentou que já teve contato virtualmente com sua irmã por quatro vezes. A visitante virtual da detenta ressaltou a importância da ferramenta na vida delas. “É a melhor coisa que aconteceu. Seria impossível visitar de forma presencial em razão da longa distância”, enfatizou.

Em julho foram realizadas 119 visitas virtuais e a unidade tem, até o momento, 54 visitantes cadastrados na modalidade virtual.

Como funciona

Familiares de reeducandas das 21 unidades prisionais femininas do Estado têm a opção de agendar visita a distância por meio do sistema Conexão Familiar que consta no site da Secretaria. Em estudos recentes, a SAP identificou que as unidades que abrigam mulheres presas apresentam um baixo número de visitas.

“Muitas mulheres, especialmente as que são mães, encontram dificuldades para receber visitas de seus filhos menores. E para ajudar os familiares, que muitas vezes são responsáveis e guardiões dos filhos das reeducandas, mas não têm condições de visitá-las, e como não queremos que os vínculos familiares de percam, foi pensado na implantação da Visita Virtual Feminina”, explica Carolina Maracajá, Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania.

A iniciativa é fruto de uma proposta idealizada pelo Comitê da Mulher Presa e Egressa do Sistema Prisional e pela CRSC, e é válida para todas as unidades prisionais femininas do Estado. Até 30 de junho, foram contabilizadas 79 visitas virtuais realizadas por meio desse sistema.

A ação é uma continuação do projeto Conexão Familiar iniciado durante a pandemia de Covid-19, em 2020, quando houve a implementação de visitas virtuais em todos os presídios paulistas, já que as visitas presenciais estavam suspensas por questões sanitárias. Apenas as pessoas regularmente cadastradas no rol de visitas dos reeducandos podem solicitar o agendamento para visita virtual pelo endereço: https://agendamentovirtual.sap.sp.gov.br/.

Lá, deverão optar pela opção Conexão Familiar – Visita Virtual. Quem já havia se cadastrado durante a pandemia, continua com o registro válido. O familiar que optar pela modalidade de visita virtual, só poderá retornar ao modo presencial após 90 dias da mudança.

As visitas virtuais serão de 10 minutos para permitir que mais visitantes possam entrar em contato com seus familiares sob custódia da SAP.