Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/08/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Projeto À Flor da Pele atua na prevenção de doenças de pele em unidades prisionais

Ação foi criada para prevenir as doenças de pele durante os meses mais frios do ano

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), implementou o projeto À Flor da Pele nas unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria da Região Metropolitana (Coremetro). A ação prevê o desenvolvimento de atividades voltadas à prevenção e promoção da saúde com foco nas doenças de pele que afetam a população privada de liberdade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, durante o outono e o inverno, a pele dá sinais como ressecamento e outros sintomas que podem indicar falta de hidratação e também estarem relacionados a algumas doenças dermatológicas que podem surgir ou piorar nesta época do ano.

Em um trabalho conjunto entre o Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP) e Centro de Assistência Farmacêutica e Insumos de Saúde (CAFIS), ambos da CSSP, foram desenvolvidas aulas sobre o cuidado com a pele, ministradas aos privados de liberdade dos centros de detenção provisória I e II de Osasco, Itapecerica da Serra e I, II, III e IV de Pinheiros.

Ao todo, 134 reeducandos participaram das palestras. A ação tem o objetivo de sensibilizar a população prisional sobre o tema e educar sobre doenças dermatológicas como escabiose, furúnculo, pediculose e dermatites.

O projeto À Flor da Pele também irá formar multiplicadores de saúde que irão transmitir todo o conhecimento adquirido durante as aulas, como higiene pessoal e limpeza do ambiente, aos demais privados de liberdade.

aasassa
Topo