28/08/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

No aniversário de sete anos da Penitenciária de Piracicaba, reeducandos se formam em cursos profissionalizantes

Cerimônia contou com a presença de autoridades do município e houve entrega de certificados a reeducandos

A Penitenciária Masculina de Piracicaba completou sete anos de existência no dia 26 de julho. Para celebrar a ocasião, a gestão reuniu autoridades do município, servidores e reeducandos. Concomitantemente à cerimônia de sua criação, houve a formatura de 37 presos que concluíram os cursos de panificação e mecânica em parceria com a Igreja Universal nos Presídios (UNP).

Um vídeo institucional foi exibido para relembrar as boas práticas do ambiente penal. Desde 2016, a unidade conta com 64.276 mil atendimentos na área da saúde. Na área de trabalho, por meio da Fundação Dr. Pedro Manoel Pimentel (Funap), a unidade firmou parcerias com três empresas que, atualmente, empregam 194 reeducandos.

Na educação, os apenados podem cursar os ensinos Fundamental e Médio, participar do Encceja e das Olímpiadas de Matemática (Obmep), além de ter acesso a diversos cursos profissionalizantes e a uma biblioteca que dá um amplo suporte, contendo mais de 5 mil obras, das quais 312 são retiradas mensalmente para os projetos de leitura.

Dentre outras realizações da penitenciária em prol da contribuição para a reinserção do apenado na sociedade, em 2018, a unidade ganhou um prêmio de referência na busca ativa para identificação e tratamento da Tuberculose na população carcerária, sob a coordenação da Divisão de Tuberculose e outras Pneumopatias e pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” (CVE).

Durante o pronunciamento, o diretor da unidade prisional, Élcio José Bonságlia, relembrou toda a trajetória e desafios enfrentados na implementação de projetos e na busca por parceiros que abraçassem a causa e agradeceu os funcionários pela dedicação e trabalho, além de reconhecer a constante atuação do poder público no bom andamento do ambiente penal.

Cursos

Após a cerimônia em comemoração aos sete anos da unidade, houve a formatura dos reeducandos que estão fazendo cursos profissionalizantes ofertados em parceria com a Igreja Universal. Todos os participantes receberam certificados para que possam comprovar a experiência profissional quando estiverem em liberdade.

A UNP está realizando diversos cursos em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Na região central, até o momento, 276 certificados de capacitação profissional foram emitidos para pessoas privadas de liberdade.

Para Wellington Silva Barbosa, pastor da UNP, “a fé é o ponto principal da mudança. “O objetivo é a ressocialização, além de aprenderem os cursos, os participantes relataram mudanças alcançadas, principalmente no que diz respeito à autoestima, fé e confiança em si mesmas. Essa transformação só é possível por meio da Palavra de Deus”, completou.

Estiveram presentes na cerimônia de formatura Anísio Vieira Caixeta Junior, Defensor Público de Piracicaba; Laércio Trevisan – vereador do município; Brena Daniel da Silva Eduardo Serapião e Gabriela Larissa de Almeida – ambas defensoras públicas e representantes da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp); Renata Dantas – diretora do Centro de Ressocialização de Piracicaba; Caique de Souza – Central de Penas e Medidas Alternativas; Wellington Silva Barbosa – Pastor da Igreja Universal.