21/08/23 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) recebem certificados

A turma concluiu os estudos no primeiro semestre deste ano

Não há como negar o poder da educação. Prova disso, são nas ações ocorridas no mês de junho nos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), pertencente à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Ocorreram formaturas das classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da inauguração de novos espaços educacionais no Centro de Detenção Provisória (CDP) I “ASP Vicente Luzan da Silva” de Pinheiros.

O encerramento do primeiro semestre de 2023 nos CDPs Chácara Belém I, Pinheiros I e de Mauá foi marcado por cerimônias especiais. As ações destacaram as conquistas realizadas pelos alunos matriculados.

Bom exemplo vem do CDP Belém I que, graças à parceria da unidade com os professores da Escola Estadual “Professora Florinda Cardoso”, promoveu um encontro de confraternização entre os alunos. O evento contou com apresentação teatral e depoimentos sobre os benefícios do estudo para a vida em liberdade.

Ampliação no espaço

Em função do aumento da demanda por estudo e ações de leitura, o Diretor Geral do CDP, Guilherme Augusto Mesquita Nogueira, disse que a ampliação no espaço de conhecimento voltado à educação era inevitável. A unidade prisional passou a contar com quatro salas, sendo três de aula e uma de leitura, além de um outro local multifuncional.

A inauguração do novo espaço coincidiu com a formatura da primeira classe do EJA no CDP I de Pinheiros, realizada no dia 26 de junho. A unidade educacional responsável é a Escola Estadual “Romeu de Morais”. No evento de inauguração estiveram presentes a Coordenadora Pedagógica, Rita, e o Diretor do estabelecimento de ensino, Vinícius Barbosa Andreatta, que entregaram os certificados aos 12 formandos da turma de EJA do primeiro semestre do ano de 2023.

Para Diretor do CDP, a expansão do ambiente educacional aumentou as possibilidades de oferecimentos de novas atividades, ampliando as ações de reintegração. De acordo com o Dirigente do CDP, o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), pertencente à Coremetro, merece destaque em função das boas perspectivas para a realização de cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). A área será usada também no projeto de remição de pena por leitura realizado a partir de parceria entre Fundação “Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) com o Centro Universitário das Américas (FAM) atendendo, inicialmente, 20 reeducandos.

Valorização da educação

A cerimônia de formatura de 15 reeducandos, de um total de 68 alunos do CDP de Mauá também foi um marco no setor de educação. A unidade contou com apoio dos professores da Escola Vinculadora “Sada Umeizawa” além dos servidores Valdir Saes, Aparecido Graciano e Rodrigo Alves que capricharam na decoração do espaço e não mediram esforços para que convidados ilustres prestigiassem a formatura dos 15 alunos, sendo que 10 estudantes concluíram o ensino fundamental II e cinco o médio.

Além dos familiares dos formandos, também esteve presente ao evento a Juíza Corregedora do Departamento Estadual de Execução Criminal (DEECRIM) 1ª RAJ, Priscilla Maria Basseto Avallone Farah. Em seu pronunciamento, a juíza colocou a educação como um caminho de mudanças. Ela destacou que aquele era um momento especial e uma experiência enriquecedora para a todos os presentes.

Igual sentimento expressaram a diretora da escola vinculadora e a coordenadora de ensino, Regiane de Jesus e Maria Elisene, respectivamente. Para Regiane, todo o trabalho feito no CDP vale a pena.

De acordo com o Diretor Geral da unidade prisional, Vinícius Hilário, nenhuma pessoa é definida por uma atitude ou por um erro que tenha cometido, mas sim pelo aperfeiçoamento diário. “A educação, mesmo no cárcere, possibilita que o presente das pessoas privadas de liberdade seja diferente, redefinindo seu futuro por meio de novas condutas”, explicou.

O detento E. F. S. que se formou no ensino médio em dezembro de 2022 deixou uma palavra de incentivo aos alunos do ensino fundamental: “Continuem a se esforçar e a trilhar o caminho dos estudos. Isso me libertou e possibilitou ver as coisas de uma forma totalmente diferente. Espero que vocês perseverem e que essa possa ser a primeira de muitas conquistas”.