Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/08/23 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada da Cidadania alcança 95% da população carcerária da Penitenciária de Lucélia

Atividades culturais, de saúde e palestras fizeram parte da programação

Mais de 95% dos presos da Penitenciária de Lucélia participaram das atividades promovidas durante a 5ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, realizada entre de 24 a 28 de julho. A iniciativa é da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Houve 6.904 atendimentos diversos que alcançaram 2.410 apenados da unidade, que é subordinada à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) e que abrigava, no período, 2.530 sentenciados em regime fechado e semiaberto (Ala de Progressão).

O objetivo da Jornada é oferecer aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade, trazendo para dentro do sistema prisional ações que fornecem ferramentas no processo de reintegração social.

Na cerimônia de abertura, que contou com apresentação de um coral de sentenciados, estiveram presentes a advogada da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), Luciana Moretti Santos, o psicólogo da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF), Leonardo de Assis, a assistente social Neusa Salustiano do Centro de Referências Técnicas, Marcos Antonio Hipólito, diretor da Penitenciária de Lucélia e Ricardo Augusto Paganucci, Defensor Público.

Entre as atividades programadas, ocorreram palestras motivacionais, de empreendedorismo, preparação para a liberdade, saúde mental, além da apresentação do filme “À procura da felicidade”. Foram realizados, ainda, cadastros e expedição de RG, plantão jurídico, corte de cabelo, esporte e oficina de leitura.

O diretor da Penitenciária, Marcos Hipólito, salientou que a Jornada contou com o apoio de todo o corpo funcional da unidade para que pudesse alcançar o tão expressivo número de atendimentos e prestação de serviços. “Friso, ainda, que os sentenciados estavam integrados e interessados na participação do que lhes foi proposto, que visa solidificar o processo de reintegração social”, finalizou.

aasassa
Topo