27/02/13 | Rosana Tenreiro - Assessoria de Imprensa - SAP

Comitiva da Polizia Penitenziaria Italiana visita a SAP

A delegação italiana é constituída por cinco policiais e o objetivo do encontro foi o de trocar experiências

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

A convite do Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) a Polizia Penitenziaria Italiana esteve em visita ao sistema prisional paulista de 16 a 24 de fevereiro.

A equipe foi liderada pelo Segretario Generale do SAPPe (Sindicato Autonomo Polizia Penitenciaria), Donato Capece, que conheceu várias unidades prisionais da Região Oeste do Estado, entre elas: Centro de Ressocialização e Penitenciária de Presidente Prudente, Penitenciária I de Presidente Venceslau, Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, Penitenciária de Dracena; acompanharam também uma ação do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) na Penitenciária II de Presidente Venceslau, durante o fechamento das celas. Os italianos também visitaram o Centro de Readaptação Penitenciária e conheceram o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado).

Os italianos aplaudiram a ação do GIR, que efetuou uma simulação de invasão, com escudos, tonfas, cães, etc., na região oeste. Também conheceram o estande de tiro da Penitenciária I de Presidente Venceslau e a sede do GIR em São Paulo, o maior estande de tiro coberto do Brasil. O estande dispõe de seis baias com 50m de pista livre cada – são 60m de comprimento total, sete de largura e três de altura. O sistema de controle de alvos é automatizado e foi desenvolvido exclusivamente para o local. O estande está preparado para suportar até tiros de fuzil (calibre 7,62).

Dando continuidade ao roteiro de visita, o presidente do Sindasp, Daniel Grandolfo e o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, também acompanharam a comitiva em visita à Escola de Administração Penitenciária, no dia 21/2 e no final da tarde tiveram uma audiência com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

A Itália possui 68 mil presos em todo o país e somente em São Paulo estão na marca de 197 mil na rede SAP. O secretário Lourival Gomes enfatizou que o “clima no sistema prisional paulista está mais tranquilo, graças ao excelente trabalho que os funcionários da Secretaria vêm desenvolvendo dentro das unidades prisionais”, finaliza.