Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/08/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP participa de Encontro Nacional de Gestores da Saúde Prisional

Evento discutiu a execução da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), esteve presente no Encontro Nacional de Gestores da Saúde Prisional, que ocorreu nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, no auditório da sede da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça, em Brasília.

No evento, gestores da saúde prisional de todo o país, em articulação com o Ministério da Saúde, discutiram sobre a execução da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), entre outros temas, como a importância do trabalho dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico no atendimento aos pacientes em medida de segurança.

Durante os três dias, os participantes acompanharam palestras, mesas e workshops sobre equidade na saúde no sistema prisional com relação a raça e gênero; alimentação e a saúde das pessoas privadas de liberdade; planejamento do trabalho das equipes de atenção primária prisional; atenção à saúde da população privada de liberdade – Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais; os avanços da PNAISP; a intersetorialidade das políticas públicas no sistema prisional; experiências de articulação para o cuidado em saúde mental no sistema prisional; as perspectivas da política de saúde mental no sistema prisional e inovação e saúde digital.

O encontro possibilitou ampla interação entre os gestores de saúde do sistema prisional, favorecendo o reconhecimento de dilemas e problemas comuns enfrentados em todo o país, o que poderá contribuir em políticas e estratégias coletivas para aplicar e sanar dificuldades que se apresentam em diversos Estados da Federação.

Para Simone Gomide, diretora do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População da Prisional da CSSP, foi possível observar, ainda, que São Paulo se configura como o Estado com o maior número de encarcerados. Em contrapartida, possui resultados satisfatórios em diversas políticas no âmbito da saúde, em especial, aos obtidos com o trabalho de prevenção e tratamento da tuberculose e ISTs, imunização e telemedicina.

“Eventos e programações como as que foram apresentadas, auxiliam no processo de educação permanente dos gestores de saúde do sistema prisional e contribuem para a difusão de práticas exitosas” completou Simone.

Para Adriano Maldonado, Coordenador Substituto da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, encontros como esse propiciam o diálogo e interlocução com demais profissionais, ampliando as possibilidades de troca de experiências e vislumbrando novos caminhos.

“Conhecer a realidade de outros Estados, podendo contribuir com boas práticas e também conhecer soluções que outras Unidades da Federação apresentam às dificuldades que possamos ter em comum, possibilita à SAP novas formas para se pensar e ampliar políticas de saúde desenvolvidas pela Pasta”, afirma Maldonado.

aasassa
Topo