Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/08/23 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Governo do Estado entrega novo Centro de Detenção Provisória em Aguaí

Nova unidade conta com 823 vagas para presos, fortalecendo a segurança da região de Campinas

Foi entregue no último sábado, 12, um novo Centro de Detenção Provisória (CDP) em Aguaí, a cerca de 200 km da capital paulista. A unidade tem capacidade para abrigar 823 presos provisórios que aguardam julgamento ou transferência para outros estabelecimentos penais. O investimento na construção do CDP foi de R$ 53,8 milhões, sendo que R$ 21,7 milhões foram repasses do Governo Federal.

O CDP de Aguaí conta com uma estrutura moderna e segura, que incluiu celas com abertura e fechamento automatizadas eletronicamente, sistema de monitoramento por 84 câmeras de vigilância, além de raio-x, detectores de metais e scanners corporais. Além dos equipamentos de segurança, a unidade conta com sala de aula, oficinas de trabalho, de atendimento jurídico e psicossocial, de saúde e de videoconferência, além de áreas para visitas e atividades esportivas.

Em sua fala, o Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger mencionou os benefícios, além da segurança e reintegração social dos custodiados, para a própria comunidade local. Além da geração de empregos diretos originados com a instalação de uma unidade, há geração de renda para a comunidade. O Secretário citou como exemplo o fato de que 90% dos produtos do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social - PPAIS são adquiridos pelos presídios do Estado de São Paulo.

O Governador Tarcísio de Freitas destacou que a inauguração daquele dia e as futuras que serão realizadas em breve consolidam São Paulo como o melhor sistema prisional do país, que alia tecnologia e ações de reeducação.

Simbolicamente, foi entregue um jogo de xadrez confeccionado pelos custodiados de presídio da região ao Governador pelo Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central do Estado, Jean Ulisses Campos Carlucci, e pelo futuro diretor do CDP de Aguaí, Valdeci Rodrigues.

aasassa
Topo