14/08/23 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é tema de eventos em todo o Estado

Ações foram destinadas aos membros das Cipas e dos núcleos de pessoal da SAP nas cinco regionais

No último mês de julho, a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), por meio do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), realizou, nas cinco regionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), eventos com participação de mais de 300 servidores em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho.

As ações foram destinadas aos membros das Comissões Interna de Prevenção de Acidentes (Cipas), das unidades prisionais e sedes administrativas, além de representantes dos setores do Departamento de Recursos Humanos dos mesmos locais.

O objetivo foi conscientizar sobre as questões que envolvem a prevenção aos acidentes de trabalho e também integrar as Cipas e as equipes de núcleo de pessoal sobre a importância de desenvolver campanhas e treinamentos direcionados a qualidade de vida e saúde do servidor.

Outro tema abordado foi sobre o correto preenchimento da Notificação de Acidente de Trabalho – NAT, procedimento essencial para as garantias dos servidores e etapa inicial do Processo de Acidente de Trabalho ou doença profissional.

Os eventos contaram, ainda, com palestras sobre direção defensiva, ergonomia, a importância das Cipas, além de atividades motivacionais que puderam auxiliar na interação de todos os participantes.

A diretora do GQVidass, Alessandra Conversani, enalteceu a importância desses eventos para criar uma consciência coletiva acerca de medidas de prevenção de acidente de trabalho em seus mais diversos aspectos. “Esses trabalhos possibilitam que se pense sobre múltiplas temáticas, como: alimentação saudável, ergonomia, segurança psicológica, entre outras; sempre na perspectiva de promover ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e com a menor probabilidade de riscos, afinal com prevenção todos ganham! ”, destacou Alessandra.