Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/08/23 | Sonia Pestana – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Ações de reintegração revelam o poder da empatia

CPP de São Miguel Paulista promoveu atividades para aliviar a dores física e emocional de reeducandas e servidoras

Empatia. Essa palavra nunca fez tanto sentido como nos últimos tempos. E foi justamente com esse foco que o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista vem dando exemplos de ações de respeito e dignidade ao próximo. O estabelecimento penal pertence à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo da Secretaria da Administração Penitenciária.

As inúmeras atividades desenvolvidas no CPP têm algo em comum: a intenção de aliviar a dor de alguém, quer seja ela física ou emocional. Exemplos não faltam.

Merece destaque a ação desenvolvida pela psicóloga Raquel Gameiro Boratti, que tem como finalidade intermediar o contato entre as famílias e as reeducandas, com o intuito de estreitar os vínculos familiares. Essa iniciativa contribui para diminuir os sintomas de ansiedade, principalmente em datas comemorativas, que muitas vezes geram sentimento de abandono, tristeza e até raiva.

Atividades desenvolvidas

Para amenizar esses sentimentos, a unidade promoveu a intermediação do contato familiar por meio de mensagens especiais, sobretudo junto das reclusas que ainda não usufruem do benefício da saída temporária ou, ainda, para aquelas que não tenham contato recorrente com familiares.

Outro exemplo de reintegração e empatia vem do projeto especialmente desenvolvido no Dia das Mães. Na ocasião, as reeducandas fizeram apresentações especiais para seus familiares, incluindo coral, sarau de poesia e peça teatral.

Para que essas ações acontecessem segundo o planejado e que efetivamente atingissem os objetivos, muitos servidores estiveram empenhados nessa missão. Paralelamente a isso, a direção do CPP também promoveu um evento especial para as funcionárias da unidade, com um almoço de confraternização e de homenagens às mães do sistema prisional.

aasassa
Topo