Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/08/23 | Daisyane Mendes – Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

PI de Tremembé realiza curso de prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros

Formação prepara os agentes penitenciários da unidade para lidar com situações de perigo

A Penitenciária I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé realizou, no dia 26 de julho, um treinamento especial para seus servidores. A ação, voltada para prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, reuniu 25 funcionários da unidade prisional e contou com o apoio e parceria da Escola de Administração Penitenciária (EAP).

O objetivo da iniciativa foi capacitar o corpo funcional para atuar em situações de risco que envolvam incêndios e também oferecer noções gerais de primeiros socorros. A instrução expôs na teoria e na prática técnicas de atendimento pré-hospitalar, reanimação cardiorrespiratória, identificação de traumas e fraturas com imobilização adequada para o resgate da vítima, manobras de desengasgo quando há obstrução de vias aéreas por corpo estranho, como lidar emergencialmente com hemorragias; modo correto de fazer torniquetes, entre outras.

André Luiz Bolognin, diretor geral do centro de reclusão, afirma que a atividade foi bem recebida pelos funcionários e conseguiu integrar diversos setores do estabelecimento penal. “Essa é a nossa primeira capacitação e tivemos uma resposta muito positiva dos servidores que participaram. Além de aproximar as diferentes áreas da unidade prisional, o curso provou que o conhecimento adquirido também pode ser aplicado no dia a dia, se necessário”, explica Bolognin.

O treinamento ainda mostrou quais são as classes de incêndios e os tipos de queimaduras, assim como a forma correta de agir em cada circunstância. Os policiais penais conheceram quais são os tipos de extintores (sua finalidade e manuseio ideal) e vivenciaram uma experiência prática de combate ao fogo em uma simulação controlada, além de serem orientados quanto aos tipos e graus de queimaduras e quais são os primeiros socorros indicados para cada caso. Os docentes da EAP, que também atuam na PI de Tremembé, ainda abordaram os potenciais perigos no ambiente de trabalho, colocando a segurança na rotina de trabalho em posição de destaque.

aasassa
Topo