Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/08/23 | Vivaine Henriques e Veruska Almeida – Croeste e CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho reúne 171 servidores na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

Foram realizados testes de glicemia, exames oculares e aferição de pressão arterial

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizou, em julho, na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, da Coordenadoria da Região Oeste, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) 2023. O evento contou com 171 servidores que puderam realizar exames e participar de palestras.

As Sipats são eventos anuais desenvolvidos sob as orientações dos Centros Regionais de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, e priorizam temas como o antitabagismo, prevenção ao suicídio e a qualidade de vida e saúde do corpo funcional.

Durante a programação, os funcionários realizaram exames oculares, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e participaram de palestras sobre saúde mental e depressão.

Os exames oculares ocorreram em parceria com o Oftalmo Castro - Instituto de Olhos, que promoveu medidas de prevenção de doenças oftalmológicas, como a verificação da pressão intraocular, um dos principais fatores de risco para glaucoma, que pode causar cegueira irreversível. Na maioria dos casos, a enfermidade é assintomática.

Já os exames de glicemia (concentração de glicose no sangue) e aferição de pressão arterial, foram realizados em parceria com a Farmácia Big Farma de Tupi Paulista.

As palestras foram ministradas pela psicóloga Mariana Perle de Calais, que abordou o tema sobre saúde mental e depressão, realizando, ainda, roda de conversa com os servidores participantes.

Para a Shirlei Alves, da Cipa de Tupi, a Sipat é uma ferramenta de grande importância para o dia a dia da unidade. “As ações proporcionam aos servidores não só conhecimentos relacionados ao ambiente de trabalho saudável, como também a interação entre esses servidores, com reflexo positivo na vida funcional”, concluiu.

aasassa
Topo