Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/08/23 | Vivaine De Jesus Henriques  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP realiza Jornada da Cidadania na Penitenciária de Presidente Prudente

Detentos receberam mais de mil atendimentos em cinco dias de evento

Mais de mil atendimentos foram prestados a detentos da Penitenciária “Wellington Rodrigo Segura” de Presidente Prudente durante a VI Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, promovida pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE).

O presídio, que pertence à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), conta com regimes fechado e semiaberto e sediou o evento entre os dias 10 e 15 de julho.

Foram 52 voluntários de variadas áreas profissionais, para atender a população carcerária da unidade. Houve 1.224 atendimentos, entre emissões de documentos, atendimentos jurídicos, palestras, participações em atividades de orientações, atendimentos e orientações de saúde, além de orientação espiritual.

De acordo com o diretor geral da penitenciária, Kleber de Almeida Souza, a jornada contou, mais uma vez, com a participação do Projeto Amor que Cura, que tem como objetivo oferecer serviços como orientação em saúde e espiritual. “Alinhamos os objetivos desse projeto à nossa jornada, que também tem por finalidade trazer para as unidades prisionais vários serviços e abrir-se para a sociedade em geral a realidade das prisões, possibilitando a reintegração social”, disse Souza.

A cerimônia de encerramento ocorreu no sábado, dia 15, com missa celebrada pelo frei Jerônimo e contou com a presença de vários convidados, autoridades do município e parentes de sentenciados. “As visitas habituais de familiares dos sentenciados foram mantidas e aconteceram normalmente no dia da jornada. Eles também participaram e se integraram ao evento”, enfatizou o diretor.

No final da cerimônia, foram cumpridos seis alvarás de soltura (regime aberto e livramento condicional) concedidos pelo Poder Judiciário. Estiveram presentes, na ocasião, alguns familiares dos sentenciados beneficiados, que puderam seguir com eles para sua residência.

“A VI Jornada conseguiu atingir seu objetivo através dos serviços intensificados e diferenciados, além de possibilitar a reintegração social através da participação dos voluntários, visitantes e familiares dos sentenciados, que tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do cárcere”, finalizou o diretor.

Na região compreendida pela Croeste, 20 unidades já promoveram suas respectivas jornadas, que somaram quase 40 mil atendimentos prestados a reeducandos. Seguindo a programação, até o final do ano, estão programadas mais 26 jornadas em unidades da coordenadoria.

aasassa
Topo