Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/08/23 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos da Penitenciária II de Capela do Alto passam por curso de Automação Industrial

Ação foi possível após parceria com o Centro Paula Souza

Na rua, Guilherme se revezava entre motorista e motoboy. Começou a trabalhar cedo, abandonou os estudos ainda muito jovem, tendo apenas o Ensino Médio incompleto. Para ele, suas vivências diárias eram a sua escola. Melhor era trabalhar a estudar. Aos 36 anos, deu entrada no sistema prisional, onde cumpre pena há três anos, faltando 1 ano e 3 meses para estar quite com a Justiça. Ele tem uma filha.

Não muito diferente é a história de Manoel. Atualmente, com 32 anos, ele entrou para o sistema aos 26. Antes da vida no cárcere, era vendedor. Ele também abandonou a escola e não chegou a concluir o Ensino Fundamental. Com dois filhos, ele estará em liberdade em aproximadamente dez meses.

Já Pedro, ainda não têm filhos. Perdeu a liberdade aos 27 anos de idade. Era vendedor varejista e chegou a concluir o Ensino Médio. Atualmente, com 31 anos, conta diariamente o tempo que falta para cumprir a sua pena: pouco mais de um ano.

Hoje, os três têm um único endereço: a Penitenciária “Dr. Ênio Mendes Junior” de Capela do Alto II. Lá, eles revezam o tempo entre o trabalho e os estudos, pois veem nas oportunidades oferecidas, a chance de trilharem um caminho melhor. Estudar tornou-se uma ótima opção.

Assim, não pensaram duas vezes quando lhes foi oferecido o curso de Automação Industrial pelo Programa Qualifica SP, pelo Centro Paula Souza. A 1ª turma qualificou 11 custodiados do regime semiaberto e deu a cada aluno que concluiu o curso uma bolsa no valor de R$ 210.

Guilherme já traçou os planos: “Quando eu sair, vou me aperfeiçoar na área já que aprendi a fazer serviços elétricos básicos e reparos em redes elétricas. Com o certificado obtido aqui, vejo a possibilidade de dar uma vida melhor para a minha filha”.

Pedro, que já tinha o Ensino Médio completo, disse que quis aproveitar a oportunidade de retomar a vida acadêmica. “O curso oferecido é uma grande oportunidade de eu voltar para o mundo acadêmico, conquistar conhecimento na área de elétrica e eletrônica de sistema de automação, além de me fazer valorizar os estudos e a aprendizagem. Estou usando essa experiência como motivação e combustível para meu retorno aos estudos”.

No olhar de Manoel, o brilho da gratidão. “Gostei muito de fazer o curso, pois aprendi muitas coisas, tendo assim, uma oportunidade de trabalhar na área quando sair de liberdade, por isso sou muito grato ao sistema prisional, por ter recebido a chance de participar do curso”.

Obs: os nomes usados na matéria são fictícios

aasassa
Topo