Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/08/23 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Em clima de Copa do Mundo, CR de Ourinhos recebe exposição de camisas de futebol

Mostra realizada por colecionador contou com peças autografadas por jogadores como Pelé e Cristiano Ronaldo

Às vésperas da Copa do Mundo Feminina, o Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos recebeu uma exposição de camisas de futebol do colecionador Renato Bernardi, procurador do Estado de São Paulo e professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Dentre as peças de diversos times tradicionais, foram apresentadas camisas autografadas por celebridades do meio futebolístico, como Pelé, Cristiano Ronaldo e Iker Casillas, goleiro da seleção espanhola.

Algumas camisas comemorativas também foram expostas aos detentos, como a do Deportivo Saprissa, da Costa Rica, que traz impresso o nome de todos os jogadores que já atuaram pelo time. E, também, a camisa comemorativa aos 100 anos do Palmeiras.

“A atividade cultural desperta a curiosidade de conhecimento nos reeducandos por meio do esporte mais popular e apreciado pelos brasileiros”, observa a diretora do Centro de Ressocialização de Ourinhos, Adriana Silene Logerfo Puglerino.

O expositor Renato Bernardi destaca que o futebol é uma paixão compartilhada por milhões de pessoas ao redor do mundo. “Dentro e fora das prisões, esse esporte é capaz de unir comunidades e transcender barreiras sociais, culturais e econômicas”, cita.

“Portanto, ao levar uma exposição de camisas de times de futebol para o ambiente carcerário, oferecemos uma janela para o mundo exterior aos indivíduos encarcerados, permitindo que se reconectem com algo tão enraizado em nossa sociedade e cultura”, finaliza.

‘INESQUECÍVEL’

Para um dos presos do CR, participar de uma exposição de camisetas de futebol de grandes times do mundo foi bastante satisfatório. “Inclusive, ver camisas autografadas pelo Rei Pelé e pelo jogador português Cristiano Ronaldo”, cita.

“Ainda não havia participado de um evento assim e tive essa oportunidade inesquecível de ver uma camisa autografada pelo Rei Pelé e outras por vários gênios do futebol mundial, que fizeram história”, acrescenta outro reeducando.

TIME MAIS QUERIDO

Na oportunidade, foi feito um levantamento dos times mais queridos pela população carcerária do Centro de Ressocialização. Corinthians levou o troféu de campeão. Em segundo lugar ficou o São Paulo Futebol Clube. A exposição teve duração de um dia.

aasassa
Topo