01/08/23 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Mais cor: muros do CDP I de Guarulhos receberão pintura do artista Eduardo Kobra

Iniciativa faz parte de uma parceria entre o Governo de SP e CNJ

Os muros do Centro de Detenção Provisória (CDP) I de Guarulhos servirão de tela para receber um colorido especial das mãos do artista Eduardo Kobra. Na tarde da última sexta-feira, 28, o Governo Paulista, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), firmou uma parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que prevê a pintura de um painel nos muros da unidade. Chamado de Solta a Arte, o projeto terá início ainda neste semestre.

O acordo foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul da capital, e contou com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, do Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, do Secretário da SAP, Coronel Marcello Streifinger, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Desembargador Ricardo Anafe, de Kobra e sua equipe, e de demais autoridades. Atualmente, o sistema prisional de São Paulo é considerado o maior do país, com 181 unidades prisionais e conta com uma população privada de liberdade de mais de 190 mil pessoas.

Para o Secretário Streifinger, a pintura dos muros é uma ação que também visa potencializar a reintegração social dos apenados. Streifinger enalteceu as atividades exercidas pelos Policiais Penais que “trabalham diuturnamente para reintegrar o preso”. Ele aproveitou a ocasião para enfatizar que mais de 20 mil reeducandos estão matriculados atualmente em cursos educacionais – outra importante ferramenta no processo de reintegração. O Solta a Arte tem como premissa promover a cultura da paz entre presos e funcionários do sistema penitenciário.

O governador Tarcísio elogiou o projeto de pintura. "Agradeço ao Eduardo Kobra que tem um grande desafio, e que vai, com seu talento mundialmente reconhecido, chamar a atenção para uma realidade que, muitas vezes, passa despercebida", disse.

Antes de ir ao Palácio, a ministra esteve na Penitenciária "José Parada Neto'' de Guarulhos, onde foi recebida pelo diretor André Luiz Alves. Ela foi acompanhada pelo secretário da SAP e outras autoridades. Na oportunidade, visitou oficinas de trabalho, conversou com reeducandos nas celas e conheceu o coral do presídio.

Mutirões – Durante o evento, a ministra Rosa Weber concluiu o lançamento dos mutirões carcerários realizados pelo CNJ em unidades prisionais de todo Brasil em agosto e setembro. A medida tem como foco a reavaliação das condições de cumprimento da pena.