21/02/13 | Rafael Marinho - Assessoria de Imprensa - SAP

A proximidade familiar

Iniciada a 1ª edição do projeto Família, a ideia de um porto seguro, em Araçatuba

Reunião contou com a presença dos familiares e diretores

Todo ano, a Secretaria da administração penitenciária (SAP) promove novidades e atividades que visam a melhoria de convivência dos presos e, assim, fazer com que a pena acrescente algo na vida de cada um, e até mesmo de seus familiares.

Nos últimos dias 26 e 27/01, no Centro de Ressocialização de Araçatuba (CR), foi iniciada a 1ª edição do projeto “ Família a Ideia de Um Porto Seguro”, que tem o objetivo direto de colocar todos os parentes mais próximos, como parte da reintegração social dos detentos. Com isso, eles refletem e percebem que a família tem um papel fundamental sobre a situação dos reeducandos, além de apoiar ao seu retorno à sociedade.

As reuniões ocorrem mensalmente e, muitas vezes, com a presença da direção, quando são abordados temas de questões familiares como relacionamento, autoestima, entre outros que vão ao encontro dos envolvidos.

O primeiro encontro do programa teve como pauta: os prejuízos causados pelo uso de drogas e as consequências causadas por substância e entorpecentes. Outro assunto abordado foi a aglomeração de pombos no CR. As aves eram atraídas por migalhas e restos de alimentos deixados pelos presos, no pátio da unidade. Entre outros temas levados ao debate, os reeducandos também foram informados sobre o “Programa Via Rápida Emprego”, que oferece vários cursos na maioria dos municípios e pode ser realizado a partir dos 16 anos de idade. Com o benefício de Bolsa Auxílio por meio das escolas Senai, Senac, Sest/Senat e Centro Paula Sousa, todos os mais próximos dos condenados e, os próprios, podem participar desse projeto, em suas respectivas cidades.

Projetos que envolvem os familiares e, que de certa forma, façam eles se interagir. São positivos para todos, segundo a Diretora técnica do CR, Elisa Malacrida “Toda essa informação apreendida pela família acrescenta ao preso maior responsabilidade, comprometimento e interesse por sua vida futura. Pois percebo que quanto mais informados estão os parentes dos condenados, maior é a exigência em relação ao preso, no que se diz respeito ao comportamento e a participação frequente nas atividades voltadas a reintegração social” finalizou.