Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/07/23 | Mariana Amud - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Ação “RCP em Massa” é realizada para servidores da SAP

Treinamento de primeiros socorros foi desenvolvido na Coremetro e na Sede 1 da SAP

Nada mais simbólico do que aprender a cuidar do coração no Dia dos Namorados (12 de junho). Mas, um pouco diferente do que a data celebra, o aprendizado dado aos servidores da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) foi voltado às técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP). O Grupo Anti-Sinistro (G.A.S.) foi responsável por ministrar a atividade, com apoio da Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Durante todo o dia, divididos em seis turmas, 77 servidores participaram da atividade “RCP em Massa”. O treinamento recomendado pela American Heart Association teve como principal objetivo orientar os presentes sobre as técnicas de reconhecimento, abordagem e realização de manobras de RCP diante de situações de emergência que possam vir a acontecer.

Em treinamentos rápidos de, em média, 30 minutos, os servidores receberam instruções e puderam colocar em prática nas bonecas “Anne” de RCP, os movimentos necessários para a reanimação cardiopulmonar. A ação foi oferecida pelos membros do G.A.S., Eunice Maria Trombini, Fabiana Batista dos Santos Cavalcanti, Marcelo Nunes da Silva e Rystanyslleia Cristina Urias Simão.

Conhecimentos para a vida

Durante as instruções, os professores ressaltaram a importância de tais conhecimentos básicos para o atendimento preliminar em casos de emergência. De acordo com apresentação dada, a ação de primeiros socorros em uma situação de parada cardiorrespiratória, por exemplo, pode ser definitiva para a sobrevivência da pessoa em risco.

Segundo Marcelo Silva, da equipe do G.A.S, servidor na SAP há 16 anos, esse não é um evento inédito, apesar de, na Secretaria, ser a primeira vez que vê em desenvolvimento. “Buscamos multiplicar a quantidade de pessoas com conhecimento, para quando se depararem com uma emergência dessa natureza, saibam ajudar chamando pelo socorro especializado e iniciando as técnicas de reanimação com compressões somente com as mãos”, comentou o servidor.

Além da Coremetro, a ação também foi aplicada na Sede 1 da SAP, alcançando ao todo 137 pessoas. Ainda segundo Silva: “muitos elogiaram o formato do treinamento e pediram para fazermos sobre outros atendimentos de primeiros socorros. Esperamos poder multiplicar para toda a Secretaria, para cada vez mais pessoas estarem prontas para salvar vidas”.

Para a servidora Bruna Rocha, participante de uma das turmas da atividade, tais dinâmicas são muito importantes para aprendermos como reagir em caso de necessidade. Ela também aproveitou o encontro para tirar dúvidas quanto aos primeiros socorros de crianças e bebês.

aasassa
Topo